O Líbano (1943) é um país do Médio Oriente localizado no extremo Leste do Mar Mediterrâneo, fazendo fronteira com a Síria e Israel. É composto por diversos grupos étnicos e religiosos: muçulmanos (xiitas e sunitas), cristãos (maronitas, ortodoxos, melquitas, assírios, coptas), drusos e alauitas. Na antiguidade era descrito como o paraíso terrestre, devido às suas imensas florestas de carvalhos, pinheiros, cedros e outras árvores de essências aromáticas.
A sua capital, Beirute, é movimentada, divertida e com uma sofisticada vida noturna. O seu nome provém do fenício Beroth cidade das fontes. Tendo já sido considerada Paris do Oriente, devido à influência francesa, ultimamente é conhecida pela Suíça do Oriente pela sua grande atividade financeira. O Museu Nacional, o Museu Sursock, a Gruta das Pombas são algumas das atrações da capital, dotada de inúmeros restaurantes, onde se pode apreciar os sabores da gastronomia libanesa. Mais a Norte encontramos Biblos, uma das cidades fenícias de arquitetura mais bem conservada e antiga do mundo, habitada há mais de 5000 anos, ininterruptamente. Aqui podem apreciar-se ruínas que provam a passagem de diferentes povos pelo local, nomeadamente o Castelo dos Cruzados. No interior do país encontra-se Balbeque, um dos principais pontos turísticos da Era Romana, antigamente designada de Cidade do Sol. Estas ruínas, de proporções grandiosas, foram reconhecidas como Património da UNESCO. A mesma classificação foi atribuída a Tiro, uma cidade que teve, desde a sua fundação, grande importância ao nível das trocas comerciais. O porto e o Arco Triunfal são os atrativos principais da cidade. Uosdi Qadish é um vale considerado sagrado e onde se encontram vários mosteiros inseridos num ambiente místico.
A Norte, subindo até a zona montanhosa de Bcharre, encontram-se os famosos Cedros de Deus, Património da UNESCO, remanescentes das extensas florestas que cobriam as cercanias do Monte Líbano, na Antiguidade. O Cedro do Líbano está representado na bandeira do país, sendo considerado um símbolo nacional. As ruínas bem conservadas que povoam a cidade de Anjar, no Vale do Rio Bekaa, também merecem uma visita e integram a lista do património mundial. Também repleta de História apresenta-se a cidade de Trípoli, cuja parte velha é maravilhosa pelas estreitas vielas e imponentes mesquitas, das quais se destacam as de Taynal, Al-Burtasiya e Madresseh e a Torre do Leão. Já em Sídon, a terceira maior cidade do país, destaque para os diversos vestígios romanos e para um castelo do tempo dos cruzados, numa ilha ligada ao continente por uma ponte, o Qala'at al-Bahr - castelo do mar, é um outro local imperdível. Os verdejantes vales e as cascatas das Montanhas Choug, com o seu Palácio de Beieteddine, também convidam a uma visita, assim como Kfarhim, uma gruta natural onde se observam estalactites e estalagmites. As Quedas de Água de Ehdnur e as Cavernas de Jeita são mais dois locais a marcar no mapa turístico do Líbano.
Conhecer o Líbano, berço da civilização ocidental, é mergulhar na História e Cultura da Humanidade, com todos os seus mistérios e tesouros bem guardados. Para além do legado histórico, aqui também estão reunidas as mais apreciadas características dos países do Médio Oriente - um clima ameno, uma culinária de excelência, uma doçaria diversificada e um povo simpático e hospitaleiro. Aqui convivem o antigo e o moderno, o ocidental e o oriental, o democrático e o tribal.
Ver fotos - Ásia