Localizado na Indochina, o Laos (1949) é um país sem saída para o mar, mas onde a água não deixa de assumir um papel determinante. O Rio Mekong, um dos mais longos do mundo, tem um papel fulcral na economia deste país em desenvolvimento.
Vientiane é a capital, mas não a sua cidade mais importante. De dimensões modestas, a capital tem como atrações fundamentais o Templo Pha That Luang, o Wat Sisaket, o Museu Revolucionário ou a Avenida Lane Xang, com uma espécie de Arco do Triunfo, bem caraterístico da influência dos antigos colonizadores franceses. Também com marcas do passado e numa bela simbiose entre o exotismo oriental e as matrizes europeias, está a cidade mais visitada do país, Luang Prabang, classificada como Património da UNESCO. Localizada entre os rios Mekong e Nam Khan, esta cidade é o centro religioso e cultural do Laos, possuindo mais de 30 complexos de templos, cada um mais curioso que o outro. O Wat Xieng Thang é um dos mais famosos nesta cidade. A partir daqui podem visitar-se as grutas e cavernas do Mekong. Budas de todos os tamanhos e feitios podem ser encontrados nas Grutas de Ban Pak Ou, ou ainda nas cavernas de Tham Tig e Tham Phun. A não perder é também a misteriosa planície dos jarros, com 50 sítios arqueológicos onde os jarros escavados são presença constante e chegam a ter três metros de altura. Para além de Luang Prabang, existem ainda o Templo de Vat Phou e a Paisagem de Champassak. Trata-se de uma paisagem cultural única, que espelha a visão hindu da relação entre o Homem e a Natureza. Num país onde é fácil, seguro e barato viajar, há mais um conjunto de locais que valem uma visita. Xiang Khouang, no Nordeste, e as exuberantes montanhas e formações calcárias, Phonsavan e as suas fontes de águas termais, Bob o Noi e Yai. Para quem quer conhecer de perto a mescla cultural do Laos, nada como visitar algumas das suas aldeias perdidas na montanha, onde chegam a existir pessoas de mais de 20 etnias diferentes. A tecelagem é uma das atividades mais curiosas, sendo que a arte pode ser vista de perto não só em pequenas povoações, mas também nos peculiares mercados que, um pouco por todo o país, exibem não apenas têxteis mas também animais inesperados, como baratas, ratos e até tigres. As zonas de floresta tropical de Luang Namtha ou as muitas cavernas de Khammouane são mais dois destaques para os amantes da Natureza. Vang Vieng é outra cidade a destacar, sendo uma das prediletas dos mais jovens, com vários estabelecimentos de diversão, com uma bela paisagem, feita de picos de montanha e as cristalinas águas do Nam Song.
Simplesmente bonito - é assim que o Laos se apresenta ao mundo, com os seus grandes trunfos: a sua riqueza cultural, a imponência dos seus templos, o exotismo da sua Natureza e a hospitalidade das suas gentes.
Ver fotos - Ásia