Canadá

Ottawa

Ocupa grande parte da América do Norte, é o segundo maior país em área e um dos mais desenvolvidos do mundo. O Canadá é um país bilingue e multirracial, que se encontra dividido em 10 províncias e três territórios. De referir que o Canadá é o país com a maior taxa de imigração do mundo, tendo cerca de quatro quintos da sua população a viver a menos de 150 km da fronteira com os Estados Unidos. A fronteira comum com este país, a Sul e Noroeste, é a mais longa fronteira terrestre do mundo e mais de 200 000 km completam a costa deste país, delimitado a Este pelo Oceano Atlântico, a Oeste pelo Pacífico.

Vastas florestas, imensos lagos, fiordes, montanhas rochosas, falésias costeiras e inúmeros vulcões ativos são parte da paisagem deste imenso e fascinante país. A abundância de riqueza natural é tal, que a UNESCO tem classificadas nove regiões como Património Natural da Humanidade: os Parques Canadianos das Montanhas Rochosas, nomeadamente o belíssimo Parque Banff, os Parques de Monte Robson e do Monte Assiniboine y Hamber, o Parque Provincial dos Dinossauros (com 60 espécies já descobertas), o Parque Nacional de Gros Morne (na Península de Terra Nova), as falésias e fósseis Joggins, na Nova Escócia, os Parques Nacionais de Miguasha, o Nahanni, o Wood Buffalo, o conjunto de glaciares - Kluane, Wrangell-St Elias, baia Glacier e Tatshenshini, na fronteira com os Estados Unidos, e ainda, o Parque Waterton Glacier, considerado Parque Internacional da Paz. Para os amantes da Natureza, há mais um local imperdível, as Cascatas do Niágara, entre os lagos Erie e Ontário. Apesar de não serem muito altas, estas cataratas são bastante volumosas. A Skylon Tower proporciona a mais alta vista sobre as cataratas canadianas, tendo a particularidade de ter uma vista única também sobre a cidade de Toronto, a mais populosa do país.

Viajando de Oeste para Este, temos belas paisagens da Columbia Britânica, uma província banhada pelo Oceano Pacífico e que faz fronteira com os Estados Unidos. Além dos muitos parques naturais, destaque para as cidades de Vancouver e de Vitória. A primeira é apelidada de joia canadiana do Pacífico e apresenta-se com montanhas rochosas, falésias sobre o mar, enseadas e bosques. Com vários miradouros, que dão para apreciar tanto a Natureza como o desenho citadino da metrópole, Vancouver é uma cidade muito visitada. Já Vitória é considerada a cidade mais britânica do país, tanto na arquitetura como nos costumes. Perto de Vitória, destaque ainda para o Arquipélago das Ilhas do Golfo, os muitos parques naturais, o Rio Campbell, capital mundial do salmão, a Ilha de Granville ou o Canyon do Rio Fraser, com a Porta do Inferno, entre outros tesouros naturais e culturais, como SGang Gwaay, que revela marcas da cultura Haida, na Ilha Anthony, património da UNESCO. Segue-se a província de Alberta, terra de gado e de petróleo, onde se destacam duas cidades: Calgary e Edmontom. Em destaque, a Torre Calgary, com 191 metros, de onde se avistam as Montanhas Rochosas. Já em Edmontom, imperdível, o forte com o mesmo nome, e a área histórica da cidade. Edmontom alberga ainda o maior complexo comercial do mundo, o West Edmontom Mall. Em Alberta, de realçar um lugar classificado como Património Mundial, o Precipício de Bisontes Head-Smashed-In. Aqui, os animais eram atirados e mortos pela população indígena. O local ainda hoje tem importância espiritual para os descendentes da nação índia de Blackfoot. A província seguinte, Saskatchewan, uma zona de bosques e de grandes pradarias percorridas por manadas de búfalos. Regina é uma das cidades principais, com vários locais para visitar, nomeadamente, o Lago Artificial. Ainda nesta província podem visitar-se os Parques Naturais de Grasslands e do Prince Albert.

Continuando para Este, Manitoba, é uma região de muitos lagos, em que destacam as cidades de Winnipeg, de grande importância arquitetónica, onde se encontra a Casa da Moeda, ao pé da Baía de Hudson. Chamada de capital dos ursos polares, nesta cidade podem apreciar-se os belos lagos com paisagens únicas, observar baleias ou, ainda, ver uma aurora boreal. Toronto, a cidade mais populosa do Canadá e também a capital da província de Ontário, é onde se nota maior mistura de gentes, de nacionalidades e de modos de vida. O ponto turístico mais importante é CN Tower, uma colossal torre de comunicações com 553 m de altura, uma das mais altas do mundo. Valem também uma visita, vários museus e galerias de arte, o porto (com os famosos barcos que ligam a cidade às ilhas), o Forte York, os bairros, as ruas movimentadas e os edifícios, uma mistura de arquitetura antiga e Art Déco.  Ainda na província de Ontário encontramos a capital do Canadá, Otava. Os edifícios governamentais, nomeadamente o Parlamento, bem como os vários parques que se situam na cidade são os principais pontos turísticos. O maior atrativo é, contudo, o Canal Rideau, que corta a cidade ao meio. Património da UNESCO, o canal está ladeado de parques, trilhas e ruas arborizadas e tem a particularidade de ser navegável no Verão e de, no Inverno, se converter na maior pista de gelo do mundo, com cerca de 200 km de comprimento.

A Este de Ontário encontramos a província do Quebec, a zona mais francesa na América, dividida em 4 regiões. Montreal é uma das cidades principais do Quebec e é conhecida por ter mais de 400 igrejas. Os bairros típicos, as ruas luxuosas recheadas de lojas, os parques verdes e sobretudo a Basílica de Notre-Dame são os locais mais fascinantes da cidade, com uma zona antiga de grande importância histórica. Com fortificações, portas, muralhas, conventos e o Castelo Frontenac, o centro histórico da cidade do Quebec é Património da UNESCO e mais um local imperdível. Caminhando para o extremo Leste do país, encontramos New Brunswick, com três cidades em destaque, Fredericton, Saint John, e Moncton, onde se destaca a colina magnética, que dá a ilusão de os carros ao descer começarem a subir a colina. A separar as províncias de New Brunswick e Nova Escócia, temos a Baía de Fundy, a qual apresenta as maiores variações de maré do mundo, que podem superar os 10 m. Na Nova Escócia, há que dar destaque à cidade velha de Lunenburg, um exemplo perfeito da paisagem britânica pelo território. Também nesta província encontramos Halifax e Peggy’s Cove, a pitoresca vila de pescadores mais fotografada do Canada, muito apreciada pelos turistas. Realce também para a Ilha do Príncipe Eduardo, com praias a Norte e casas de estilo vitoriano, bem como Charlottetown. Terra Nova é a 15ª maior ilha do mundo. Lagos, pântanos, floresta tropical e fiordes preenchem a paisagem de Terra Nova e Labrador, já no Atlântico. É também na Terra Nova que se encontram as marcas da paisagem dos vikings pelo território canadiano, nomeadamente ruínas de construções, túmulos e outros edifícios semelhantes aos encontrados na Gronelândia e na Islândia. Também este local é Património da UNESCO.

Além das províncias, mais a Sul, o Norte do Canadá preenche-se com os três territórios, Yukon, cujo nome advém do rio com o mesmo nome, os Territórios do Nordeste, cuja cidade principal é Yellowknife, local onde ainda se falam várias línguas indígenas, e ocupando a quase totalidade do Arquipélago Ártico Canadiano, Nunavut, cuja densidade populacional é muito baixa mas a beleza natural enorme, preenchida por lagos tundra e pelo deserto ártico. Ao contrário do que acontece a Norte, é no Sul que está grande parte da população. Para melhor conhecer a imensidão do país, uma das opções é a rede ferroviária. Com mais de 80 000 km, o caminho-de-ferro transcontinental Canadian Pacific Railway, construído entre 1881 e 1885, liga o Leste do Canadá e a British Columbia. Permite uma viagem confortável, com a particularidade de passar em zonas fascinantes do país, podemos consultar diferentes itinerários na Trans Canada. Quem optar pelo automóvel ou autocarro, imperdível fazer a Trans-Canadian, considerada a maior estrada nacional do planeta, que atravessa as 10 províncias e forma um roteiro de 8030 km.

Passeios pelos bosques, excursões pelas lagoas e rios, observação de glaciares e vales profundos, incursões a bordo de navios para observar as formações rochosas, baleias e outros animais marinhos, pequenos safaris pelos bosques, são algumas atividades que o Canadá proporciona. Também as suas cidades cosmopolitas, os parques naturais de beleza extrema, os vestígios da época colonial e as paisagens a perder de vista, fazem deste país não apenas um país grande, mas um grande país, eleito por muitos como um dos países do mundo com mais qualidade de vida.

Ver América

Bandeira Canadá
  • Canadá (CAN)
  • Capital: Otava
  • Região: Americas (Northern America)
  • Fuso Horário: -08:00, -07:00, -06:00, -05:00, -04:00, -03:30
  • Denominação: Canadian
  • Area: 9 984 670 km2
  • Fronteira com:
    USA
  • População: 36 155 487
  • Lingua: English, French
  • Moeda: Canadian dollar
  • Internet: .ca
  • Telefone: +1

Galerias

Vídeos