Bolívia

Sucre

Encravada no Centro-Oeste da América do Sul , Bolívia , independente desde 1825, faz fronteira com o Brasil , Paraguai  e Argentina , Chile  e Peru . Antiga colónia espanhola, a região andina boliviana fez parte do Império Inca , da era pré-colombiana. O país junta não seu território em Cordilheira dos Andes , sendo o ponto mais alto o Nevado Sajama, a 6.542 metros de altitude, onde se pode ver também o Salar de Uyuni , a maior planície de sal do mundo, terras baixas e férteis, parte da floresta da Amazônia  e o Altiplano, onde se concentra a maior parte da população e onde se podem selecionar imensas lagoas de uma beleza rara.

Uma das principais características do país é o Lago Titicaca , na fronteira com o Peru. Com 8300 km 2 , este é o lago, comercialmente navegável, mais alto do mundo e nele desaguam 25 rios. Além da biodiversidade que concentração, a beleza do lago passa também pelas fascinantes 41 ilhas que o povoam. Próximo do lago encontra-se um importante arqueológico local, Tiauanaco , classificado pelo Património da UNESCO . A localidade foi o centro moral e cosmológico e ainda hoje recebe peregrinações. É também na Bolívia que se encontra uma das áreas com maior biodiversidade do mundo, o Parque Nacional Noel Kempff Mercado. Além deste, existem muitos parques e reservas naturais no país. Quanto às cidades deste país, destaque para duas, considerado Património da UNESCO. Assim, Potosí , uma antiga cidade Inca, importante pela extração da prata, mantém um património arquitetónico único, patente, por exemplo, na Catedral Gótica, na Casa da Moeda ou na Universidade Tomás Frias e, Sucre , a cidade branca das Américas , a capital constitucional, com uma arquitetura fantástica e vários mercados. A cidade, um importante polo académico, está repleta de monumentos interessantes, além de ter uma vida noturna bem animada. De realçar que, ainda, todos de domingos, há uma feira de povos Incas nas conhecidas desta cidade em Tarabuco. Também Património Mundial é o Forte de Samaipata , um local imperdível, local de rituais indígenas e uma das maiores construções monolíticas do mundo, e também, como Missões Jesuítas de Chiquitos , seis cidades com seis igrejas jesuítas, estado na fronteira com o Brasil.

La Paz, a capital sede do Governo boliviano. A cidade é rica em tudo, templos, igrejas, museus, mercados e espaços verdes. Cercada de montanhas brancas, La Paz tem como atrativos imensos locais, dos quais se destacam várias praças, catedrais, igrejas e templos, museus e mercados. Nos arredores da capital, há locais que obrigam a uma paragem: os desfiladeiros do Vale da Lua, o já extinto Vulcão Mó do Diabo, os rios e galerias, o Balneário de Urmiri ou a espetacular paisagem de Vale do Zongo. Para conhecer a cultura das gentes da Bolívia nada como parar em alguns povoados famosos, como Laja, Tambilho ou Tichuanaco. Há também edifícios que revelam muito das influências culturais do país, como exemplo, a Pirâmide de Akapana ou o Palácio de Putuni, antigo palácio dos sarcófagos. A Noroeste de La Paz encontramos a terra dos Yungas, com vales profundos, caminhos interessantes, como o de Takesi e o de Choro e bairros característicos. Nesta região encontra-se a antiga estrada da morte, conhecida com uma das mais perigosas do mundo, sem proteções e construída junto de enormes precipícios - hoje esta via está transformada em atração turística. Oruro, a Sul do Altiplano, é mais uma cidade importante na Bolívia. De entre as muitas atrações que oferece, museus, igrejas, pinturas rupestres, destaque para o seu Carnaval, uma das maiores festividades do país. Catedrais, museus, as Ruínas Inkallaqta, são as principais atrações de outra zona que merece uma visita, Cochabamba. Em Santa Cruz, destaque para o Parque Lomas de Arena e para o Santuário da Virgem de Cotoca.

Não tem saída para o mar, mas tem montanhas com neves eternas, lagos, reservas e parques naturais e um património cultural e histórico invejável. A Bolívia é, sem dúvida, um destino cheio de encantos, com motivos de visita inesgotáveis.

Ver fotos - América

Bandeira Bolívia
  • Bolívia (BOL)
  • Capital: Sucre, La Paz
  • Região: Americas (South America)
  • Fuso Horário: -04:00
  • Denominação: Bolivian
  • Area: 1 098 581 km2
  • Fronteira com:
    ARG, BRA, CHL, PRY, PER
  • População: 10 985 059
  • Lingua: Spanish, Aymara, Quechua
  • Moeda: Bolivian boliviano
  • Internet: .bo
  • Telefone: +591

Galerias

Vídeos