Roménia

Bucharest

País do Leste Europeu, a Roménia é o nono maior território e o sétimo mais populoso da União Europeia. Situado a Norte da Península dos Balcãs, este país montanhoso faz fronteira com a Hungria, Sérvia, Ucrânia, Moldávia e Bulgária. Conta ainda com uma vasta faixa costeira, com estâncias balneares famosas e ainda o Delta do Danúbio (Património da UNESCO), uma área com perto de 3800 km2, no litoral do Mar Negro, onde abundam lagos, espécies animais e vegetais.

A região da Transilvânia, a Noroeste, é a mais visitada pelos turistas e onde se encontram vários locais classificados pela UNESCO: as Fortalezas Dácias dos Montes Orăștie, construídas no século I a.C., o Centro Histórico de Sighișoara, terra natal da mais famosa figura do país, o Drácula, as Vilas com Igrejas Fortificadas, um conjunto de sete localidades com cerca de 200 igrejas, e as Igrejas de Madeira de Maramures, com belos campanários, integradas em incríveis paisagens montanhosas. Ainda na região no município de Brașov, uma das principais atrações turísticas é o Castelo Bran, considerado por muitos como o esconderijo do Conde Drácula. Este castelo é mais um local imperdível em qualquer visita ao país. Rica em tradições, a zona de Maramureș tem várias cidades importantes, nomeadamente Sighetu Marmatiei, famosa pelos trajes tradicionais, Oradea, com vários locais majestosos, e Timișoara, com belos parques e jardins e ainda famosas igrejas e uma bela fonte. Cluj-Napoca também obriga a uma paragem. 

Caminhando para Leste, surge a pequena região da Moldávia, conhecida pelas tradições e pelo folclore. Castelos, palácios, jardins e museus também abundam na região, que conta com cidades importantes, como Iasi, Bucovina ou Suceava. Nesta região podem visitar-se ainda as sete igrejas classificadas pela UNESCO. São monumentos integrados em belas paisagens, com pinturas interiores e exteriores de rara beleza e em bom estado de conservação. Descendo no território, chegamos à faixa costeira, zona de eleição para os apreciadores das praias do Mar Negro, onde se situam as mais famosas do país. Além da beleza do Delta do Rio Danúbio, aqui pode deslumbrar-se com a bonita e mais antiga cidade do país, Constança, que acolhe o porto principal e outros monumentos de grande interesse cultural, histórico e religioso. Retornando ao Sudoeste da Roménia, chegamos à região de Valáquia, onde além do Mosteiro de Horezu (classificado pela UNESCO), encontramos a Pequena Paris de Leste, Bucareste, a capital do país. Alegre e acolhedora, a cidade tem inúmeros locais de interesse. Entre eles destacam-se os palácios do Parlamento, o do Cotroceni, os museus da Corte Antiga, o Nacional de Arte, a Igreja Kretzulescu, o Museu da Aldeia Romena, o Arco do Triunfo, o Jardim Botânico, a Avenida da Vitória ou a Arena Națională. Nos seus arredores, importa conhecer Snagov, com um bonito lago e uma ilha onde repousa um mosteiro. A capital romena está, aliás, rodeada de lagos, o que lhe dá um especial encanto. O Lago Bâlea, o Parque Cernica ou o Palácio Mogoșoaia são outros de muitos locais imperdíveis.

Apesar de deter a mais complicada autoestrada da Europa de Leste, a Transfăgărășan, a Roménia proporciona belos e interessantes passeios, seja para conhecer os lagos, deslumbrar com a capital, subir os picos dos Cárpatos ou, talvez, seguir as pisadas do místico Drácula. Nas últimas décadas, o país tem tido um grande desenvolvimento, nomeadamente no sector do turismo, o que torna um destino muito apetecível.

Ver Europa

Bandeira Roménia
  • Roménia (ROU)
  • Capital: Bucareste
  • Região: Europe (Eastern Europe)
  • Fuso Horário: +02:00
  • Denominação: Romanian
  • Area: 238 391 km2
  • Fronteira com:
    BGR, HUN, MDA, SRB, UKR
  • População: 19 861 408
  • Lingua: Romanian
  • Moeda: Romanian leu
  • Internet: .ro
  • Telefone: +40