Brasil

Brasília

O Brasil* (1822), banhado pelo Oceano Atlântico, é o maior país da América do Sul* e o quinto maior do mundo. O país está dividido em 5 regiões principais: Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul. Com mais de 210 milhões de habitantes, onde se fala maioritariamente a língua portuguesa, é considerado o maior país lusófono.

É a norte que se encontra o ‘pulmão do mundo’, a Floresta Amazónica, a maior do mundo e onde encontramos um ecossistema ímpar. A banhar esta floresta temos o Amazonas, o rio com maior caudal do mundo e que vai recebendo vários nomes desde o local onde nasce, os Andes, até desaguar, no Atlântico. Para conhecer de perto os costumes dos povos indígenas nada como participar no Festival de Parintins*. Ainda a Norte temos a cidade de São Luís*, no estado de Maranhão*, eleita como Património Mundial pela sua riqueza histórica e cultural. A herança da colonização  portuguesa é bem patente nos vários edifícios e museus, nomeadamente, através dos seus belos azulejos. O Nordeste brasileiro é sobretudo famoso pelas suas praias paradisíacas. Pernambuco* é o estado por excelência das estâncias balneares. Porto-de-Galinhas*, as praias do Recife, de Alagoas, as de Olinda* são verdadeiros paraísos. Olinda é, aliás, uma cidade cujo centro histórico é Património. Também Património Mundial, Salvador da Bahía*, é mais um ponto de paragem. É conhecida pela particularidade do seu Carnaval e pelo centro histórico belíssimo, onde são visíveis marcas da época colonial.

Fora da área continental, o arquipélago de Fernando de Noronha, um dos melhores e mais belos locais do mundo para observar golfinhos. As 21 ilhas e ilhotas são fascinantes, pelas praias fabulosas, pela fauna e flora ricas. Seguindo para o Centro Oeste, encontramos o Parque Natural do Pantanal, com uma fauna e flora ímpares, considerado Património da Humanidade. Com uma beleza natural igualmente deslumbrante encontramos Bonito*, um paraíso para o mergulho em cavernas, rios e cascatas. Goiás*, que também consta da lista da UNESCO, é mais uma cidade a visitar, sendo de destacar os 7 tesouros coloniais que Goiás possui. Ainda nesta região, Brasília*, a capital federal do país. O urbanista Lúcio Costa* e o arquiteto Óscar Niemeyer* tornaram Brasília um paraíso da arquitetura. O Congresso Nacional, o Eixo Monumental, a Esplanada dos Ministérios, a Catedral Metropolitana, o Palácio da Alvorada ou a Ponte JK são  exemplos dos muitos belos monumentos. Além da beleza arquitetónica, Brasília*, considerada também ‘a cidade da paz’, tem ainda belos espaços verdes e muitos templos. Descendo até ao Sudeste vamos encontrar a Estrada Real*, nome dado no passado ao caminho terrestre que servia essencialmente o comércio. É também nesta região que encontramos uma das sete maravilhas brasileiras, Ouro Preto*, uma cidade com uma arquitetura deslumbrante e de grande importância cultural. Outro importante centro histórico pode ser encontrado em Paraty*, um bom exemplo da arquitetura do Brasil colonial. 

É também no Sudeste brasileiro que encontramos as duas maiores cidades do país, o Rio de Janeiro* e São Paulo*. Ritmos quentes, praias famosas, animação dia e noite e uma beleza natural única são ingredientes que fazem da ‘cidade maravilhosa’ um destino de eleição. A segunda cidade mais populosa do Brasil, conhecida pela cidade maravilhosa’, tem muitos motivos para uma visita, sendo o Cristo Redentor e o Pão-de-Açúcar dois dos locais mais emblemáticos e atrativos. Ipanema, Copacabana, Tijuca, Gávea e Léblon são as praias e os bairros mais conhecidos e luxuosos, que contrastam com as favelas, como o Complexo do Alemão ou a Rocinha. O Rio de Janeiro tem uma cultura muito própria, que se manifesta sobretudo em duas ocasiões especiais, o Carnaval e a Passagem de Ano, vivida por milhões de pessoas vestidas de branco, na praia. Os ritmos do samba são vividos em todo o país, até mesmo em Sampa, nome dado a São Paulo, a grande cidade brasileira (com 11 milhões de habitantes), voltada sobretudo para o turismo de negócios e cultural. Imensos arranha-céus preenchem a cidade, que tem como atrativos principais, museus (ex. MASP, Pinacoteca, Ipiranga ), casas de espetáculo, grandes áreas de negócios, assim como parques naturais (ex. Ibirapuera). É fascinante passear pelos vários bairros que compõem a metrópole e verificar o movimento em que a cidade está envolvida, dia e noite. Destaque para a Rua Óscar Freire. Mais a Sul encontramos as ruínas de S. Miguel Arcanjo, marcas das missões jesuítas* no Brasil. Dada a sua extrema importância histórica, este local foi classificado Património da Humanidade. A mesma classificação é dada às imponentes Cataratas de Iguaçu*, na fronteira com a Argentina*. Localizadas na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná*, as quedas de água integram um parque natural.

Um país de crenças firmes, de samba, de bossa nova e alegria. Um país com muitos estados, dezenas de cidades e um território vasto, uma variedade imensa de paisagens, tipos de clima, características  geográficas, e um passado histórico único. O Brasil é um pequeno grande mundo que vale a pena conhecer. 

Ver postfotos e livro.

Brasil

  • Brasil (BRA)
  • Capital: Brasília
  • Região: Americas (South America)
  • Fuso Horário: -05:00, -04:00, -03:00, -02:00
  • Denominação: Brazilian
  • Area: 8,515,767.000 km2
  • Fronteira com:
    ARG, BOL, COL, GUY, PRY, PER, SUR, URY, VEN
  • População: 206,135,893.000
  • Lingua: Portuguese
  • Moeda: Brazilian real
  • Internet: .br
  • Telefone: +55

Galerias