Brunei

Negara Brunei Darussalam (1984), vulgarmente conhecido por Brunei - Residência da Paz. Está localizado entre o canto nordeste de Sarawak e o sul do Mar da China Meridional e é um dos mais pequenos e mais opulentos países do mundo. O seu enriquecimento coincide com o início da exploração petrolífera em 1929, sendo que, atualmente, além do petróleo, também o gás natural é uma importante fonte de riqueza do sultanato. O território do Brunei está dividido em duas partes, separadas pela Baía do Brunei. São quatro as regiões que integram o país, Belait (que ocupa 50% do território), Brunei e Muara, onde se situa a capital Bandar Seri Begawan, Temburong e Tutong.

Este Estado é governado de acordo com a filosofia nacional da Monarquia Islâmica Malaia, misturando tradições Malaicas com o Islamismo. Grande parte da população habita nas Kampung Ayer, grandes aldeias palafitas com mais de 1300 anos, consideradas por muitos como a "Veneza do Oriente". São um emaranhado urbano de casas, pontes e canais, essência do Brunei e um dos mais importantes centros de comércio da ilha do Bornéu. As suas gentes são hospitaleiras e salta à vista o colorido dos seus trajes. As mulheres, seguindo a tradição islâmica, usam véus e burkas de tecidos coloridos e os homens optam por cores menos exuberantes, usando um turbante em ocasiões festivas. 

O Brunei é também um país de contrastes, em que encontramos edifícios modestos junto de casas recheadas de ouro. A capital do país do país é exemplo disso. A residência onde habita o Sultão, a Grande Mesquita de Omar Ali Saifuddin, é um imponente edifício onde ressaltam as torres douradas, sendo considerada uma das maiores atrações turísticas da cidade. Outro local imperdível é a Mesquita Jame Hassanil Bolkiah, a maior e mais rica da Ásia. A beleza do exterior enche os olhos mas também no interior o edifício parece saído de um sonho, onde as mármore, as folhas de ouro e as formas geométricas dominam. Há outras mesquitas importantes no território e que valem uma visita, como a localizada na cidade costeira de Seria, onde também existem belas praias.

As praias ensolaradas de extensa areia branca, Muara e Serasa, fazem parte dum património natural que culmina com a grande floresta húmida do Parque Natural de Ulu Temburong. Já no Séc. XVI, as maravilhas exóticas desta região foram descritas pelos primeiros exploradores europeus, portugueses e espanhóis, que ficaram encantados com a diversidade e beleza da flora e fauna da Ilha. Quem se quiser encantar, há hoje outros parques e reservas naturais a assinalar. Um deles é Palau Ranggu, onde se podem avistar os macacos de tromba, espécie endémica do país. As Reservas Florestais de Peradayan, Labi ou Andulau são outros bons locais para admirar a beleza natural do Brunei, um país em que se mistura de forma surpreendente a Natureza com as cidades movimentadas e as mesquitas opulentas, onde o luxo salta à vista.

Ver post, fotos e livro.

QRCode: Brunei



Área: 5.765 km²

População: 381.371

Capital: Bandar Seri Begawan (200.000)

Per capita (US$): 51.005

Língua: Malaio e Inglês

Religião: Budismo