Reino Unido

Uma das maiores potências mundiais, no passado e no presente, o Reino Unido é um país insular, localizado a Norte de França e a ele ligado através do Canal da Mancha. Integra quatro países com autonomia ? Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, bem como pequenas ilhas e ainda 14 territórios ultramarinos, ainda resultantes do vasto e rico império que foi conquistando ao longo dos tempos. Bermudas, Ilhas Caimão, Gibraltar, Santa Helena ou Geórgia do Sul são apenas alguns exemplos do império que ainda se mantém sob domínio da coroa inglesa.
São inúmeras as diferenças e, em simultâneo, as atrações, do Reino Unido. Começando por Inglaterra, que ocupa cerca de metade da área do Reino, esta é dominada por planícies e tem como capital Londres, uma cidade cosmopolita que vive essencialmente dos serviços e do turismo. O Big Ben, o Parlamento, o Palácio de Buckingham, a Abadia de Westminster (Património da Humanidade), a Tower Bridge, a Catedral Saint Paul, Trafalgar Square, a Torre de Londres (também Património Mundial), os armazéns Harrod?s ou o Museu de História Natural são apenas alguns dos imensos motivos de interesse da capital inglesa, famosa ainda pelos parques verdes (nomeadamente o Hyde Park e o Saint James Park), os autocarros de cor vermelha ou os táxis pretos. Os típicos bairros vitorianos são também um atrativo, assim como as inúmeras galerias de arte e observatórios, com destaque para o de Greenwich, onde passa o meridiano que dividide o Globo em Ocidente e Oriente, local também ele classificado pela UNESCO.
Seguindo até à segunda cidade mais populosa, Birmingham, o destaque vai para a Catedral, o Museu da cidade, Galeria de Arte, a Igreja Ortodoxa de São Lázaro, a Mesquita, os famosos canais de navegação e o Jardim Botânico. Já em Leeds, destaque para o edifício da Câmara Municipal, a Abadia de Kirkstall, a Catedral de St. Annes ou o Parque de Roundhay. No mapa de Inglaterra, ressalva ainda para a cidade de Liverpool, classificada como Património Mundial, pelo papel determinante que teve enquanto entreposto comercial entre a Europa e a América. O porto, as catedrais anglicana e católica, o Bairro Canning ou o Museu Marítimo são importantes pontos a visitar na cidade.
Não muito longe, mais um local de destaque: Manchester. Museus, galerias de arte, salas de espetáculos recheiam esta cidade, também conhecida por vibrar pelo futebol. Mais a Norte, York é uma das cidades de maior relevo, onde se pode apreciar o porto, a ponte Skeldergate, a catedral, a Torre Clifford?s ou o Centro Viking. Descendo novamente no território, é imperdível uma visita a Bath, cidade construída pelos romanos famosos pelas águas termais e onde ainda hoje se acredita no poder curativo das águas. Também esta é Património Mundial, assim como a Catedral Canterbury, o Palácio Blenheim, o Castelo e Catedral de Durham, a vila vitoriana de Saltaire ou Stonehenge, o mais famoso alinhamento megalítico da Idade do Bronze do mundo, que continua envolto em grande mistério.
A Norte de Inglaterra encontramos um país de castelos, colinas verdes e lendas. A Escócia cativa pela mistério e pela História rica, bem patente em alguns monumentos que foram resistindo à passagem do tempo. Edimburgo é a capital e nela encontram-se testemunhos dessa História. A fortaleza medieval da parte velha, ou os edifícios neoclássicos da parte nova são dignos de uma visita e Património da Humanidade. O Edifício do Parlamento, o Castelo de Edimburgo, o Palácio de Holyrood ou o Castelo de St. Gilles são atrações turísticas por excelência. Em Glasgow, a mais populosa das cidades escocesas, merece visita a Praça George e Mairie, o Museu da Gaita de Foles, a Catedral e a Galeria de Arte Moderna. Já em Dundee, o destaque vai para a Galeria McManus, o Farol de Dundee, o Arco Wighart ou o Teatro de Dança Escocesa.
Dividida em duas partes, as Terras Altas e as Terras Baixas, na Escócia vale ainda a pena conhecer locais que a UNESCO classifica como Património Mundial: as Fronteiras do Império Romano, o Núcleo Neolítico das Ilhas Orcadas ou os vestígios das indústrias têxteis em New Lanark.
No mais pequeno dos países do Reino Unido, também não faltam motivos para uma visita. O País de Gales conta com as famosas 14 montanhas galesas e cerca de 1200 kms de costa. Cardiff é a cidade principal, onde se pode visitar a Torre do Relógio ou o Museu Nacional. Os castelos dominam a paisagem galesa, marcada pela montanha. Caerphilly, Dolwyddelon, Coch, Caenarfon, Harlech ou Penrhyn são apenas exemplos. Imperdível ainda admirar a paisagem classificada de Blaenavon, o Castelo e as Muralhas do Rei Eduardo em Gwynedd ou o Aqueduto e o Canal Pontcysyllte, uma das mais famosas obras de engenharia de época da Revolução Industrial.
Saltando de ilha, chegamos à Irlanda do Norte, parte do território irlandês que optou por ficar debaixo das ordens da coroa inglesa. Belfast é a capital e na cidade destacam-se como atrações turísticas o Albert Clock, a Câmara, os Jardins Botânicos ou o Palácio de Sormont. Omagh é mais uma cidade a conhecer, assim como Derry, onde se encontra o memorial da Guerra. 40 mil colunas de basalto formam a chamada Calçada do Gigante, local classificado como Património Mundial.
Focados ainda na riqueza natural do Reino Unido, há que voar para chegar aos locais classificados pela UNESCO, espalhados por alguns territórios ultramarinos. O Arquipélago de St. Kilda é um exemplo, com penhascos marinhos espetaculares e uma riqueza única no que à fauna e flora diz respeito. Já no Atlântico Sul, o destaque vai para as Ilhas Gough e a Ilha Inacessível, um vulcão extinto, onde a vida selvagem abunda. Já mais longe, encontramos a cidade de St. George, nas Bermudas, com espetaculares fortificações, que mostram bem as caraterísticas da arquitetura militar britânica. Por último, destaque para os ecossistemas intactos da Ilha Henderson, no Oceano Pacífico.
Paisagens verdes da Escócia , a somar aos castelos de Gales, à História rica da Irlanda do Norte e à riqueza monumental das cidades inglesas fazem do Reino Unido um país com imenso por explorar. Quem quiser ir mais longe e aventurar-se pelos territórios ultramarinos tem que, praticamente, dar a volta ao mundo, para conhecer toda a riqueza que a coroa inglesa ainda mantém.

QRCode: Reino Unido



Área: 244.820 km²

População: 60.975.000

Capital: Londres (7.172.091)

Per capita (US$): 36.119

Língua: Inglês

Religião: Cristianismo, Hinduísmo e Islamismo