Rússia

Os números falam por si. A Rússia é o país com a maior área do planeta, é o 9º mais populoso e tem a 6ª maior economia. Além da fronteira com 14 países (nomeadamente a fronteiras marítimas com o Japão, através do Mar de Okhotsk, e com os Estados Unidos, através do Estreito de Bering), o país integra o enclave de Kaliningrado, as ilhas e arquipélagos do Ártico e as do Extremo Oriente, como as Curalinas ou as Ilhas Comandante.
Ocupando dois continentes, a Rússia ocupa metade do território europeu e um terço do continente asiático, daí que não seja de estranhar a diversidade de paisagens, de gentes, de tradições e de locais para visitar. Moscovo, uma das duas cidades federais do país, é a capital. Monumentos cheios de História, espaços verdes, rios e canais enchem esta cidade, repleta de bons motivos para uma visita. A Praça Vermelha e o Kremlin são os mais famosos locais da capital russa e considerados Património da Humanidade. O Kremlin, centro político e religioso do país, é uma cidade dentro da cidade e a Praça Vermelha uma das mais famosas do mundo. Palco de paradas militares, a praça enche-se diariamente de turistas, que a percorrem e deslumbram com a enorme quantidade de edifícios relevantes que a ladeiam.
Com 20 torres, o Kremlin é a sede do Governo russo e, em simultâneo, uma das maiores atrações do país. A beleza do exterior, nomeadamente da Torre Spasskaia, do sino de 25 toneladas ou do relógio, combina com a do interior, onde abundam mosaicos, estátuas, canhões e várias salas majestosamente decoradas, nomeadamente com os rostos dos antigos czares. Nas proximidades do Kremlin vários locais obrigam a paragem, nomeadamente a Catedral de São Basílio, com nove cúpulas de diferentes cores e tamanhos, a Praça dos Catedrais, a Catedral do Arcanjo São Miguel, a Catedral da Assunção, a Igreja da Deposição do Manto, a dos 12 Apóstolos, o Palácio dos Patriarcas, o Fundo dos Diamantes, o Grande Palácio do Kremlin ou o Palácio das Facetas.
Não muito longe do Kremlin há uma imensidão de locais a conhecer como a Avenida de Marx, o Teatro Bolshoi (um dos mais famosos do mundo), a Praça do Picadeiro, o Museu Kalinina, a Praça Teatral, o Palácio do Conde Rostopcim, o Museu de Belas Artes AS Pushkim ou Sadovaya, com a única ponte suspensa moscovita, jardins, teatros e museus. A Ilha de Moscovo, o Parque de Cultura de Gorki, a Avenida de Lenin, o Mosteiro de Don, a Igreja de São Miguel, a Igreja da Transfiguração, a Avenida da Paz, a Catedral da Epifania, o Palácio Ekaterininskiya são outros pontos de referência nos arredores da capital moscovita.
Em torno de Moscovo encontra-se o chamado ?Anel de Ouro?, um conjunto de cidades com grande interesse turístico, como Vladimir e Sudzal, onde encontramos os famosos edifícios brancos classificados pela UNESCO, Ivanovo, Kostroma, Tver ou Iaroslav, cujo Centro Histórico é Património da Humanidade. Destaque ainda para Kolomenskoye, onde se encontra a bela Igreja da Assunção (Património Mundial), e Novodevichy, com um conjunto arquitetónico de relevo, que também figura na lista da Unesco.
Segunda cidade do país, São Petersburgo é mais uma pérola em território russo. Apelidada de ?Veneza do Norte?, o centro histórico da cidade é Património Mundial. Banhada por 86 rios e com 300 kms de canais, dos quais de destacam os de Fontanka, Mojka e Griboedov, a cidade é um museu a céu aberto, onde a cultura floresce a cada esquina. O Museu Ermitage e o Museu de História do Teatro Musical Russo são dois dos mais famosos edifícios da cidade, onde merecem visita as Praças da Revolução, a de São Issac, a Suvorovskaya, a de Nevsky ou a de Ostrovskogo. A Fortaleza de São Pedro e São Paulo, as antigas cadeias, o Parque Lenin, a Grande Mesquita, a Ilha dos Farmacêuticos, o Arco do Triunfo, o Palácio de Inverno, o Palácio Laval, a Catedral de São Salvador, a de São Issac, a de Nossa Senhora de Kazan, o Mosteiro Nevsky, a Ponte Azul ou a famosa Cascata de Peterhof pintam de beleza e elegância esta cidade.
Nos arredores, o destaque vai para as Ilhas Kirov, a bela cidade de Petrodvorets, com um Grande Palácio, várias cascatas adornadas com estátuas e inúmeros parques, Lumonosov, onde se pode visitar o Palácio Chinês ou o Jardim Francês, Gatcina, com o palácio neo-clássico e os Lagos Branco e Preto, Pushkim, com vários palácios, ou Pavlovsk, com o Templo da Amizade e o Pavilhão das Rosas. A cerca de 150 kms de São Petersburgo, mais uma cidade de paragem obrigatória: Novgorod, com vários monumentos medievais, marca da importância religiosa do local. Ainda nesta região da vasta Rússia, há que destacar Kazan, a maior cidade da república do Tartaristão, cujo valor arquitetónico é incalculável, dada a mistura clara entre Ocidente e Oriente. O complexo do Kremlin de Kazan, uma fortaleza construída durante o reinado de Ivan, o Terrível, é Património da Humanidade. O Templo de Todas as Religiões, a Catedral da Anunciação e a Torre Spasski são outros locais a visitar em Kazan.
Subindo no território, Karelia (com as famosas igrejas de madeira), a Península de Kola, Arkhangelsk e Vologda são os locais em destaque no Norte da parte europeia deste país da Eurásia, que também possui ilhas no Mar Branco. As de Solovetsky, com comunidades pitorescas e belos monumentos tradicionais, são consideradas Património da Humanidade. Ainda na parte europeia da Rússia, realce para as igrejas de madeira de Kizhi Pogots, no Lago Onega, classificadas pela UNESCO. Ainda a Norte, saliente-se o Rio Volga, o mais longo da Europa, que corre pela planície russa e desagua no Mar Cáspio.
A fazer a divisão entre a Rússia Europeia e a Asiática, há que destacar a Codilheira do Cáucaso, cuja parte Ocidental, junto ao Mar Negro, é Património da Humanidade, pela prevalência de ecossistemas virgens, com zonas alheias à interferência do Homem. Na zona Central da cadeia montanhosa encontramos locais importantes, como Dagestan, onde se encontra a cidadela de Derbent (Património da Humanidade), ou a Chechénia, uma das regiões mais problemáticas e perigosas do país.
Estendendo-se dos Urais ao Pacífico, a Sibéria é uma das mais famosas regiões russas e também a mais fria e talvez difícil de visitar. A Meseta de Putorana, a Ilha de Wrangel, o Parque Nacional dos Pilares de Lena (com extraordinárias formações rochosas), as Montanhas Douradas do Altai ou o Lago Baikal (o maior lago de água doce da Ásia, com uma biodiversidade riquíssima) são os locais classificados pela UNESCO nesta vasta região, onde abundam as paisagens variadas, mas sempre impressionantes. Irkutsk, Krasnoyarsk ou Novosibirsk são as cidades mais populosas da região, cujo ponto mais frio é a aldeia de Oymyakon, onde as temperaturas chegam a descer abaixo dos 50 °C. 
A melhor e mais famosa forma de conhecer esta região deslumbrante é o comboio, o mundialmente famoso transiberiano, um caminho-de-ferro com 9289 kms, que abrange oito fusos horários e que tem várias linhas convergentes, nomeadamente a Linha Transmanchuriana, a Transmongoliana e a Baikal Amur. A linha completa termina na cidade portuária de Vladivostok, localizada na Baía do Chifre de Ouro, às margens do Mar do Japão. É nela que se encontra a Frota Russa do Pacífico e que se pode apanhar uma ligação para a Ilha Russky.
Ainda na costa russa do Pacífico destaca-se a Península de Kamchatka, conhecida pelos seus 300 vulcões, 29 dos quais ainda ativos. Com seis zonas distintas, a península apresenta uma imensidão de paisagens deslumbrantes, decoradas não só pelos vulcões mas também por geiseres, glaciares e uma grande biodiversidade.
De Norte a Sul, de Oeste a Este, a Rússia é um país do tamanho de um continente e nele podemos, de facto, encontrar tudo que se encontra num continente, nomeadamente a diversidade. O país dos czares, da vodka e das matrioshkas é muito mais que um país vasto e diverso. É um poço enorme de História, onde cabem guerras, conflitos ainda ativos e tomadas de posição controversas, um tesouro de monumentos arquitetónicos incomparáveis, que misturam vários estilos e tornam as cidades autênticos museus, um povo algo austero e de tradições vincadas e, ainda, uma imensidão de locais abençoados pela Natureza, onde se pode esquecer tudo o resto apenas com um olhar.

Ver filme.

QRCode: Rússia



Área: 17.075.200 km²

População: 142.914.136

Capital: Moscovo (10.508.971)

Per capita (US$): 13.542

Língua: Russo e ainda 31 línguas também oficiais

Religião: Cristianismo, Islamismo, Busdismo e Judaísmo