Roménia

País do Leste Europeu, a Roménia conta com o nono maior território da União Europeia e com a sétima população mais vasta. Montanhoso, o país conta ainda com uma vasta faixa costeira, com estâncias balneares famosas e ainda o Delta do Danúbio, uma área com perto de 3800 kms2, no litoral do Mar Negro, onde abundam lagos, espécies animais e vegetais e, claro, barcos cheios de turistas. O Delta do Danúbio é Património Mundial da Humanidade.
A Região da Transilvânia, a Noroeste, é a mais apetecível aos turistas e nela encontram-se vários locais classificados pelo UNESCO: as Fortalezas Dácias dos Montes Orastie, construídas no século I a.c., o Centro Histórico de Sighisoara, terra natal da mais famosa figura do país, o Drácula, as Vilas com Igrejas Fortificadas, um conjunto de sete localidades com cerca de 200 igrejas e as Igrejas de Madeira de Maramures, com belos campanários, integradas em incríveis paisagens montanhosas.
Ainda na região, uma das principais atrações turísticas é o Castelo Bran, considerado por muitos como o esconderijo do Conde Drácula, daí que se diga que esta é a região predileta dos amantes de vampiros. O Castelo Rasnov é mais um local imperdível em qualquer visita ao país. Rica em tradições, a zona de Maramures tem várias cidades importantes, nomeadamente Sighetu Marmatiei, famosa pelos trajes tradicionais, Oradea, com vários locais majestosos, como as praças, a Igreja Ortodoxa, a Igreja da Lua, a Catedral Católica ou o Palácio Episcopal, e Timisoara, com belos parques e jardins e ainda famosas igrejas e uma bela fonte. Cluj-Napoca também obriga a uma paragem. Nela pode visitar-se a Igreja de São Miguel, a Praça da União, a Sinagoga, o Teatro Nacional e o Castelo de Bánffy. 
Caminhando para Leste, surge a pequena região da Moldavia, conhecida pelas tradições e pelo folclore. Castelos, palácios, jardins e museus também abundam na região, que conta com cidades importantes, como Iasi, Bucovina, ou Suceava. Nesta região podem visitar-se ainda as sete igrejas classificadas pela UNESCO. Tratam-se de monumentos integrados em belas paisagens e com pinturas interiores e exteriores de rara beleza e em bom estado de conservação.
Descendo no território, chegamos à faixa costeira, zona de eleição para os apreciadores das praias do Mar Negro. Além da beleza do Delta do Nilo, aqui pode deslumbrar-se com a beleza da cidade mais antiga do país, Dobrudja, e com Constanta, berço do porto principal do país, de uma Mesquita, uma Catedral Ortodoxa, um Casino, uma antiga Muralha e o Monumento Saligny. Mamalia, Neptun, Jupiter, Venus, Eforie Nord e Eforie Sud são algumas das mais famosas praias do país.
Retornando ao Sudoeste da Roménia, chegamos à região de Valáquia, onde além do Mosteiro de Horezu (classificado pela UNESCO), encontramos a ?Pequena Paris de Leste?, Bucareste, capital do país. Alegre e acolhedora, a cidade tem inúmeros locais de interesse. Entre eles destacam-se o Palácio da República, o do Parlamento, o Museu de Belas Artes, a Igreja Cretulescu, o Velho Palácio da Corte, o Museu da Aldeia, o Arco do Triunfo, os Jardins Botânicos, a Praça da Vitória ou a Arena Nacional. Nos arredores da capital, importa conhecer Snagov, com um bonito lago e uma ilha onde repousa um mosteiro. A capital romena está, aliás, rodeada de lagos, o que lhe dá um especial encanto. O Lago Buffea, o Bosque Cernica ou o Palácio Mogosoaia são outros locais bem interessantes.
Apesar de ter a mais complicada auto-estrada da Europa de Leste, a Transfagarasan, a Roménia é um país com belas excursões interessantes para realizar, seja para conhecer os lagos, para se deslumbrar com a capital, para subir os picos dos Cárpatos ou para, quem sabe, seguir as pisadas do místico Drácula.

QRCode: Roménia



Área: 238.391 km²

População: 22.246.862

Capital: Bucareste (1.977.985)

Per capita (US$): 8.744

Língua: Romeno

Religião: Cristianismo (Ortodoxo Romeno)