Portugal

Nação mais a Ocidente do continente europeu, Portugal é um país com uma estreita relação com o mar, que banha todo o Ocidente e Sul do país. Potência na época dos Descobrimentos, o país construiu um vasto império por todo o mundo, que foi perdendo ao longo dos séculos. Hoje, e apesar da grave crise que o afeta, o país continua a ser alvo da atração dos turistas que buscam não apenas as belas praias do Algarve, mas também os vestígios do passado de um povo de navegadores aventureiros.
Lisboa é a capital do país e não faltam motivos para uma visita à ?cidade das sete colinas?. O Mosteiro dos Jerónimos, um dos maiores símbolos do país e dos descobrimentos, é um ponto de paragem obrigatório, assim como a Torre de Belém, nas margens do Tejo. Ambos os edifícios, que misturam vários estilos arquitetónicos, são Património da Humanidade. O Padrão dos Descobrimentos, o Rossio, o Chiado, o Parque das Nações, a Basílica da Estrela, a Sé, as muitas casas de fado e os tradicionais bairros são atrações imperdíveis para qualquer turista, sendo que a capital portuguesa foi considerada uma das mais atraentes aos olhos dos estrangeiros.
Também atrativa é a mística Serra de Sintra, também classificada pela UNESCO. Com uma vegetação exótica, a paisagem é saplicada por monumentos dignos de registo, como o Palácio da Pena ou os Paços do Concelho. Subindo no território, são vários os monumentos considerados Património da Humanidade e que marcam a rica História do país, como é o caso do Convento de Cristo, em Tomar, construído pela Ordem dos Templários e famoso pelos claustros, pelas janelas em estilo manuelino e pelo oratório, o Mosteiro de Alcobaça, a primeira obra gótica em Portugal e onde repousam os túmulos de D.Pedro e D.Inês, duas figuras marcantes na História do país, e o Mosteiro da Batalha, construído para celebrar a vitória na Batalha de Aljubarrota.
Ainda no Centro do país, destaque para a cidade de Coimbra, uma cidade famosa por acolher a mais antiga universidade do país, neste momento a ser avaliada para se tornar Património da UNESCO. Além da universidade, destaca-se na cidade o Parque Verde, a Biblioteca Joanina ou o Arco de Almedina. Já em Aveiro, o destaque vai para a Ria que atravessa a cidade e por onde navegam diariamente os famosos moliceiros, uma dos símbolos da cidade, a par dos ovos moles, um dos doces mais conhecidos da rica gastronomia lusitana.
Chegados ao Porto, encontramos uma paisagem deslumbrante, sobretudo se apreciada do Douro. Segunda cidade do país, o Porto apresenta um Centro Histórico rico, classificado pela UNESCO. A Cadeia da Relação, a Sé, a Torre dos Clérigos, o Mosteiro de São Bento da Vitória, a Praça da Batalha e a Avenida dos Aliados são atrações importantes da cidade tripeira, ligada por várias pontes a Vila Nova de Gaia, onde se destaca o Mosteiro da Serra do Pilar. Do Porto é possível entrar num barco e seguir o percurso do Rio Douro até à Régua e ao Pocinho e deslumbrar-se com as belas paisagens vinícolas, também consideradas Património Mundial, e locais onde se produz o famoso Vinho do Porto, um dos produtos mais famosos de Portugal.
No Norte, são imperdíveis ainda as pinturas rupestres do Vale do Côa, a rica ?cidade dos arcebispos?, Braga, e a cidade de Guimarães, berço da nação nacional e também classificada Património da Humanidade. Intimamamente ligada ao primeiro rei de Portugal, a cidade preserva marcas da criação do país, como o Castelo, o Paço dos Duques, o Largo da Oliveira, ou o Convento de São Francisco. No que toca à paisagem natural o destaque vai para o Parque Nacional do Gerês, um dos mais ricos do país e onde se encontram cascatas, lagoas e paisagens deslumbrantes. O mesmo acontece na Serra do Marão, Alvão e, clarro, na Serra da Estrela, local mais alto de Portugal continental, com 1993 metros e uma riqueza notável também no que toca à fauna e à flora.
Voltando à margem Sul da capital portuguesa, muda a paisagem e chega-se ao Alentejo, local de paisagens amplas e mais áridas. O Centro Histórico de Évora, classificado pela UNESCO, é uma das jóias da região, onde encontramos o Templo de Diana, a Sé Catedral e a Praça de Giraldo. Beja é outra cidade de destaque, assim como Elvas, cujas fortificações também constam da lista da UNESCO. Além das cidades, o Alentejo é ainda muito visitado pela sua costa, onde se encontram praias selvagens, deslumbrantes e ainda pouco exploradas pelos turistas. Vila Nova de Mil Fontes, Porto Covo, Odeceixe ou Sines são apenas exemplos.
Já a viver quase totalmente do turismo está o Algarve, com as praias mais famosas de Portugal. Com areias douradas, águas cristalinas e uma vida noturna agitada, toda a faixa costeira do Sul é um atrativo turístico por excelência. Lagos, Portimão, Armação de Pêra, Vilamoura, Tavira ou Albufeira são algumas das mais famosas zonas, visitadas anualmente por milhares de turistas estrangeiros.
O mesmo acontece com os dois arquipélagos que o país possui no Atlântico: os Açores, com nove ilhas, e a Madeira, com apenas duas ilhas habitadas, a Madeira e o Porto Santo. Arquipélagos vulcânicos, ambos são famosos pelas paisagens atrativas, exuberantes e ricas em espécies vegetais. Na Madeira, as maiores atrações são as praias, as flores, a exuberante Paisagem de Ano, as típicas casas de Santana, a bela cidade do Funchal e a Laurissilva, a floresta húmida subtropical, classificada pela UNESCO.
Nos Açores são muitas as atrações. No Grupo Ocidental, encontramos o Corvo e as Flores. No Grupo Central integram-se as ilhas do Faial, a Graciosa, o Pico (onde se impõe o cume mais alto do país), São Jorge e a Terceira, onde se destaca a cidade de Angra do Heroismo, cuja zona central é Património da Humanidade, com as fortificações de São Sebastião e o de São João Batista. Santa Maria e São Miguel são as ilhas do Grupo Oriental, famosas sobretudo pelas suas lagoas, com destaque para as do Fogo, a das Furnas e a das Sete Cidades.
Quer em pleno Atlântico, quer em território continental, não faltam tesouros para procurar em Portugal. Seja nas montanhas, nas falésias das praias algarvias ou nas cidades cheias de História, há muito a descobrir neste país ?à beira mar plantado?.

QRCode: Portugal



Área: 92.090 km²

População: 10.561.614

Capital: Lisboa (564.657)

Per capita (US$): 21.558

Língua: Português

Religião: Cristianismo