Noruega

País de fiordes e de verdadeiros tesouros naturais, a Noruega (1905) está localizada na parte Ocidental da Escandinávia e inclui cerca de 150 mil ilhas, muitas desabitadas e ligadas por túneis e pontes. Já várias vezes considerado o melhor país do mundo para viver, a Noruega está dividida em 19 condados, com caraterísticas geográficas e morfológicas bem distintas. A vasta costa ocidental está preenchida de fiordes estreitos e profundos, montanhas escarpadas e cascatas, o Norte, menos habitado, é sobretudo famoso pelos fenómenos naturais como o sol da meia-noite e a aurora boreal, e o Sul é caraterizado por ilhas rochosas, lagos e estâncias costeiras. Lagos, estâncias de esqui, pequenas povoações e construções que testemunham a história do país estão dispersos pelo vasto território norueguês, que tem como capital Oslo.
Acessível por barco, através do Fiorde de Oslo, a capital norueguesa é uma cidade cosmopolita, mas calma, com vários espaços verdes e uma vida cultural ativa. Os Museus do Barco Viking, de Kon-Tiki, o Histórico, o da Resistência da Noruega e o de Munch são alguns dos mais famosos da cidade, que também conta com belas construções, como a Catedral, o Parlamento, o Palácio Real, a Câmara, com as torres gémeas cor de tijolo, o Castelo e a Fortaleza de Akershus ou o Parque Vigeland, com 200 esculturas de bronze. Nos arredores da capital, destaque para a cidade industrial de Dummen, os museus e sepulturas vikings de Horten, as ruínas de Tonsbergb, os museus de Sandfjord, a pitoresca localidade de Ostfold e o Forte Fredrikstad, em Halden.
Ao Sul, o destaque vai para as ilhas de pedra de Sorlandet, os povoados de Stavanger, com a catedral, o museu e o Púlpito da Roca, a famosa igreja de Orre, as típicas casas de madeira de Mandal, o importante porto de Larvik ou o forte e catedral de Kristiansand. Na área mais central da costa, destaca-se a segunda cidade do país e uma das mais visitadas pelos turistas, Bergen, uma bela porta de entrada para o encanto dos fiordes do país. Dois deles, a Nordeste da cidade, são Património da Humanidade. Trata-se dos fiordes de Geirangerfjord e o de Nærøyfjord. Em Bergen mais um local classificado pela UNESCO, Bryggen, com 62 edifícios antigamente usados para fins comerciais. O Mercado do Peixe, o Velho Porto, a Igreja de Maria, o Museu Hanseático, a Torre Rosenkranta e as sete colinas que abraçam a cidade são outros pontos de interesse.
Mais a Norte, já no Círculo Ártico, é imperdível o Arquipélago Vega, com dezenas de ilhas, habitadas por pescadores e agricultores. A beleza da paisagem, aliada à forma como o Homem se adapta às características do meio, transformou este local num dos mais interessantes do país. De grande interesse são também as Ilhas Lofoten, ponto de partida para a observação de baleias, recheadas de belas construções ancestrais e testemunhos da cultura viking.
Já no Interior do país, o destaque vai para as cidades de Kongsberg, com uma bela igreja e vários museus, Heddal, com a maior igreja de madeira do país, Geilo, uma zona apreciada pelos praticantes de desportos de neve, Eidsvoll, com um lago rodeado de vegetação, ou Lillehammer, mais um importante centro de esqui. Mesmo no Centro do território, há que realçar a cidade mineira de Roros, Património Mundial, título também atribuído às pinturas rupestres de Alta, ao Arco Geodésico de Struve e à igreja de madeira Urnes Stave, uma obra de grande relevo no que toca às construções arquitetónicas em madeira tipicamente escandinavas.
Chegados ao Norte, a beleza deixa as escarpas, as cataratas e os fiordes e toma proporções distintas, destacando-se os povoados habitados pelo povo Soomi, a cidade de Tromso, uma zona pesqueira, apelidada de ?Paris do Norte?, e o Cabo Norte, chamado de ?Teto da Europa? e localizado na Lapónia Norueguesa. Os Parques Nacionais de Jostedalsbreen, de Jotunheimen e o de Ovre Pasvik, as Cataratas de Vettisfossen são outros locais que valem uma visita numa passagem pela Noruega, um país pacífico e verdadeiramente deslumbrante do ponto de vista natural. A riqueza da fauna e da flora, o encanto dos lagos e dos estreitos fiordes, e a possibilidade de realizar várias atividades ao ar livre são alguns motivos para nos fazer voar até ao Norte europeu.

QRCode: Noruega



Área: 385.155 km²

População: 4.752.735

Capital: Oslo (830.380)

Per capita (US$): 59.300

Língua: Norueguês, Sami e Kven

Religião: Cristianismo (Igreja Luterana da Noruega)