Mónaco

Casas exuberantes, carros luxuosos, ruas elegantes e lojas caras. O luxo é a imagem de marca do segundo menor estado do mundo, o Mónaco, localizado no Sul de França. Apenas o Vaticano consegue ser mais pequeno que este país, que conta com 2 kms2 de extensão. Apesar de reduzido, o estado monegasco atrai anualmente milhares de turistas, pela imponência dos seus edifícios, pelo luxo do seu quotidiano ou por um dos eventos mais importantes que acontecem no Mónaco, o Grande Prémio de Fórmula 1. 
Possessão da Casa Grimaldi, desde a sua fundação, o estado do Mónaco está dividido em 11 bairros, dos quais se destacam a cidade do Mónaco, Monte Carlo e Fontvieille, localizado num penhasco montanhoso sobre o mar. Banhado pelo Mediterrâneo, o país tem praias deslumbrantes, visitadas por personalidades ilustres e milionários de todo o mundo. O dinheiro resultante do turismo é a alavanca da economia do país, com um dos custos de vida mais elevados do mundo.
A vida no Mónaco é agitada 24 horas por dia. À noite não faltam locais para os turistas se distraírem e, durante o dia, os passeios pelos jardins ou regatas no mar são opções que o país oferece, assim como alguns edifícios cuja arquitetura combina com o luxo do país. O Casino de Monte Carlo e os seus jardins é um excelente exemplo, assim como o Castelo do Mónaco, o Palácio Principesco, a Catedral (onde está sepultada Grace Kelly, um dos rostos mais famosos e identitários do país), o Forte Antoine ou as Igrejas de Saint Dévote e Saint Charles.
A preenchida Marina é também uma atração que merece uma visita, bem como os muitos museus que o exíguo espaço do Estado conserva, nomeadamente o Museu de Selos e Moedas, o ?Caminho das Esculturas?, o Museu Oceanográfico ou o dos Souvenirs Napoléoniens, onde se podem apreciar inúmeros objetos pertencentes a Napoleão Bonaparte.
Com uma fauna e flora reduzidas, apenas vincada do ponto de vista marinho, o Mónaco reveste-se de inúmeros locais verdes e espaços para desfrutar do ar livre, como o Museu Exótico, com plantas do mundo inteiro, o Parque Princesse Antoinette, o Jardim Japonês, os Jardins St Martin ou o Jardim dos Animais. As grutas do Observatório são mais um motivo de grande interesse para quem passa por este microestado europeu. 
O Porto de Fontvieille, que pode ser apreciado do alto da montanha, é mais uma riqueza do país, cuja família real é uma das mais conhecidas, seguidas e fotografadas do mundo. Caras conhecidas podem ser vistas a passear pelas luxuosas ruas. Além dos passeios a pé, os barcos são uma ótima opção para ver a riqueza do país a partir do mar. Quem preferir outros voos, também são várias as empresas que disponibilizam passeios de helicóptero sobre o território monegasco, um território recheado de instituições bancárias, conhecido por ser um paraíso fiscal e caraterizado ainda por ser o país com maior densidade populacional do planeta e por ser escolhido para inúmeros eventos internacionais, como festivais de música e cinema. Um pequeno recanto, mas um autêntico paraíso para os amantes do luxo e da fama.

QRCode: Mónaco



Área: 2 km²

População: 32.409

Capital: Mónaco (32.409)

Per capita (US$): 150.822

Língua: Francês, Dialeto Monegasco, Italiano e Inglês

Religião: Cristianismo