Liechtenstein

Pode até ser o quarto país mais pequeno da Europa, mas se dissermos que é um dos mais ricos, que a taxa de alfabetização é de 100% e que os cuidados de saúde são excelentes, talvez os apenas 160 kms2 que integram o Liechtenstein sejam apenas um detalhe. O principado, independente desde 1806, está encravado nos Alpes, tendo a Leste a Áustria e a Oeste a Suíça.
34 mil habitantes dividem-se pelas 11 comunas do país, sendo Schaan a comuna mais populosa. Apesar disso, a capital do Liechtenstein é Vaduz, uma cidade que conta com uma bela paisagem natural, salpicada por monumentos que merecem uma visita. O Castelo Medieval, com duas novas alas (uma Renascentista, outra Neoclássica), a Casa Vermelha, os Museus de Artes Decorativas, de Selos Postais e o Museu Nacional, a Catedral, a Biblioteca e o Parlamento são apenas exemplos. A destacar ainda as termas, as estâncias de sky e as muitas lojas de roupa espalhadas pelas ruas da cidade.
A Norte da capital, encontram-se sobretudo locais tranquilos, mergulhados nas típicas paisagens alpinas, onde as igrejas surgem no meio de vales e localidades típicas, como é o caso de Nendeln e Schellenberg. Tanto a Norte, como um pouco por todo o território, podem ser efetuadas excursões, sobretudo de autocarro, para conhecer de perto estas povoações escondidas por vezes nos sopés das montanhas, nomeadamente das duas mais altas: a Drei Schwestenn, com 2052 metros, e a Alpspitz, com 1944.
Já no Sul do território, marcado também pela fauna e flora alpinas, o destaque vai para a cidade de Triesenberg, nas margens do Rio Reno, que tem uma bela igreja e um museu. Balzers é mais uma província imperdível, tendo como centro das atenções o imponente Castelo de Gutemberg. De Norte a Sul, o extremo Ocidental do país é acompanhado pelo Rio Reno, o mais importante do país e pelo Canal Haupt. Além do Reno, há que realçar a importância turística do Samina e do vale que o suporta. O local é um dos mais visitados no país, no Verão para os apreciadores de atividades como o rafting e, no Inverno, para os praticantes de sky. 
Paisagens verdes e picos brancos, castelos no alto de colinas e povoados pitorescos aliam-se a um país desenvolvido, rico, livre de impostos e muitas vezes apelidado de paraíso fiscal. É disto que vive o Liechtenstein, um principado que, embora pequeno, é grande em atrativos turísticos.

QRCode: Liechtenstein



Área: 160 km²

População: 34.521

Capital: Vaduz (6.000)

Per capita (US$): 34.000

Língua: Alemão

Religião: Cristianismo