Rep. Checa

Independente desde 1993, quando se separou da Eslováquia, a República Checa é uma das nações mais atraentes da Europa, sobretudo a sua capital, considerada por muitos como ?a mãe de todas as cidades? ou, nas palavras de Goethe, ?a mais bonita jóia da coroa do mundo?. Praga, no coração do país, é a cidade mais visitada pelos turistas e nela se cruzam diferentes estilos arquitetónicos, bairros com caraterísticas diversas e monumentos absolutamente fascinantes.
Praga está integrada na região da Boémia, uma das três que constitui o país. A Boémia localiza-se a Ocidente, a Morávia a Oriente, e a pequena Silésia, a Norte da Morávia. Nas margens do Rio Vltava, a capital é considerada Património Mundial pela diversidade de monumentos, de estilos arquitetónicos diversos e de espaços verdes. O Castelo Hradcany, a Praça Venceslau, a Ponte Carlos, o Museu Nacional da Boémia, o Teatro Estatal, a Torre Polvoreda, o Palácio Kinký, a Igreja Tým, a Casa de Kafka, a Catedral Gótica de São Vito, as Igrejas de São Nicolau, do Menino Jesus de Praga, do Loreto e de Týnský, o bairro judeu ou o relógio astronómico Orloj são apenas alguns exemplos do muito que se pode conhecer na ?cidade das 100 cúpulas?. 
Além de Praga, mais duas cidades têm o Centro Histórico na lista da UNESCO. Trata-se de Ceský Krumlov, no Sul, onde se destacam o teatro e o castelo, além das casas de arquitetura medieval gótica, renascentista e barroca. A Sudeste, Telc é mais uma cidade classificada, em que se destacam o castelo, a Praça Maior, os muros de estilo gótico e a Igreja da Ascenção de Maria. 
Centrando-nos na Boémia, Tábor e Kutná Hora são as cidades principais. Na segunda encontramos um centro histórico de enorme riqueza, onde se distingue a Igreja Santa Bárbara e a Catedral de Nossa Senhora, edifícios considerados também Património Mundial. Na zona Oeste da Boémia, destaque para balneários famosos, bem atraentes para os turistas. Já a Norte, dominam as paisagens verdejantes com belas colinas, propícias à prática do montanhismo. Na zona Central, Pilsen é a cidade em destaque, onde merece visita a Catedral Gótica de São Bartolomeu, a Praça da República, a Grande Sinagoga e a famosa cervejaria de Pilsner Urquell. A República Checa é um dos países que mais consome cerveja no mundo.
De Ocidente para Oriente chegamos à Morávia, recheada de pitorescos povoados e colinas onduladas, e marcada pelo bom vinho e pela música folclórica. A Oeste tem relevo a já mencionada cidade de Telc, com belas praças e arcadas. No Sul, Brno é a cidade mais importante e está rodeada de locais classificados pela UNESCO: a vila Tugendhat, com um estilo contemporâneo, a Igreja de São João de Nepomuk, em Zelena Hora, e ainda os Jardins e o Castelo de Kromeriz, rodeado de lagoas, estátuas e belas flores. Em Brno propriamente, merece visita o Castelo e a Fortaleza de Spilberk, a Catedral de São Pedro e São Paulo, a de Petrov e o Castelo de Veverí. Caminhando para Oeste chegamos a Olomouc, onde se destaca a Coluna da Santíssima Trindade, com 35 metros de altura e adornada com esculturas religiosas. No extremo leste, merece ressalva Ostrava, que será, em 2015, Capital Europeia da Cultura. 
Na faixa sul do país, destaque para a Reserva da Vila Histórica de Hola Sovice, uma aldeia tradicional, construída num estilo apelidado de ?barroco popular do Sul da Boémia?, o Bairro Judeu e a Basílica de Santo Procopius, em Trebíc, e a Paisagem Cultural Lednice-Valtice, com vários palácios deslumbrantes. Todos os locais são Património Mundial da Humanidade.
Além da beleza arquitetónica, patente sobretudo nos muitos castelos e palácios, nomeadamente o de Litomysl, uma antiga fortificação renascentista, a República Checa tem ainda importantes belezas naturais, presentes nomeadamente nos 4 Parques Nacionais que o país integra: o de Krkono?e , o de Sumava, o de Poddyjí e o da Boémia Suíça.
Ponto de encontro entre o Ocidente e o Oriente europeu, a República Checa se sofreu em tempos pela sua localização geográfica, beneficia hoje desse posicionamento, sendo um dos países mais atrativos do velho continente.

QRCode: Rep. Checa



Área: 78.866 km²

População: 10.381.130

Capital: Praga (1.272.690)

Per capita (US$): 16.372

Língua: Checo

Religião: Cristianismo e Ateísmo