Croácia

Com uma costa deslumbrante para o Adriático e mais de mil ilhas, a Croácia (1991) é mais um país resultante do desmembramento da antiga Jugoslávia e um dos que mais tem crescido, sobretudo em termos turísticos. Além de belas praias de areias douradas, o país tem um conjunto vasto de cidades ricas em património histórico e arquitetónico, o que lhe dá um encanto especial.
Dividido em 20 condados, o país tem como capital Zagreb, no Norte. Parques, galerias e vários museus pintam a cidade, uma das que recebe mais turistas. O colorido mercado de verduras, a Catedral de Santo Estevão, o Palácio Arcebispal, as fortificações do século XVI, a Torre Lotrscak, as Igrejas de São Marcos e de Santa Catalina são os principais atrativos da Alta da Cidade. Para ir até à Baixa chega-se facilmente no teleférico. Na zona mais Baixa, mais museus, a Galeria Strosmayer, o Teatro Nacional Croata e o Jardim Botânico.
Além de Zagreb, é na região da Dalmácia que se encontram as principais cidades incluídas nos roteiros turísticos, com destaque para Dubrovnik e Split, ambas Património Mundial da Humanidade. A meio da costa, Split tem um complexo histórico notável, em que se incluem igrejas românicas, palácios góticos, fortificações medievais, mansões em estilo renascentista e barroco e a joia principal da cidade, o Palácio Diocleano. Os habitantes de Split chamam-lhe a ?cidade mais bonita do mundo e arredores? e, de fato, são imensos os motivos de interesse da cidade, onde o antigo e o modero se misturam. As belas praias da Baía de Marjan, os espaços verdes, os muitos bares e os ótimos restaurantes, assim como o Templo de Júpiter, completam um quadro esplêndido admirado por turistas de todo o mundo.
Não muito longe de Split é imperdível a visita a Trogir, uma cidade cujo centro histórico é Património Mundial. A Fortaleza Camerlengo, o portão da cidade, as muralhas, a Catedral Ducal ou a Catedral de São João são alguns dos monumentos mais importantes. A Catedral de Sibenik, também perto de Split, também consta da lista da UNESCO, pela mistura arquitetónica que apresenta. Ao largo da cidade, a ilha de Hvar é um ótimo exemplo da paisagem mais agrícola do país, também classificada pela UNESCO.
Já Dubrovnik situa-se mesmo na ponta Sul do país e tem um centro histórico ímpar, em que se destacam a o Palácio dos Reitores, o Palácio Sponza, a Farmácia Medieval, as Fontes de Onofrio, a Coluna de Orlando, a Catedral da Assunção, a Igreja de São Brás, as muralhas e as portas da cidade. A dividir a parte antiga e a parte nova da cidade está a Placa, um passeio com cafés, restaurantes e edifícios históricos. Destaque ainda para a beleza do porto e das construções que ladeiam as águas que banham a cidade.
Subindo ao Norte do país, mais duas cidades importantes: Rijeka e Porec. Em Rijeka o grande destaque vai para a deslumbrante Baía de Kvarner (com fáceis ligações à Dalmácia, a Veneza e ao Sul de Itália), à Torre Municipal e ao Teatro Nacional Croata. Porec é um dos maiores centros turísticos do país, sendo o seu complexo episcopal e a Basílica (com elementos clássicos e bizantinos) considerados Património da UNESCO. Pula e Rovnij são mais duas cidades importantes na Península de Istria, uma península em forma de coração, também famosa pelas belas praias.
Algumas das melhores estâncias do país para se fazer praia ou praticar desportos náuticos encontram-se nas ilhas, nomeadamente na Ilha de Brac, na de Krk, na de Pag ou na de Mjlet. O ?Cabo Dourado? (Zbtni Rat) é uma praia em forma de seta imperdível, bem como Vis, a ilha dos pescadores, com uma vila pitoresca de belas praias de areias finas. Bisevo, e a sua gruta azul, é outro grande atrativo do país, rico em espécies animais e vegetais, sobretudo no que toca ao mundo marinho.
Mais no Interior do país, já perto da fronteira com a Bósnia, encontramos um dos locais mais ricos no que toca à biodiversidade, o Parque Nacional dos Lagos Plitvice (Património Mundial) com cerca de 20 mil hectares. Cascatas, uma vegetação densa e animais de diversas espécies, nomeadamente ursos, constroem a paisagem, em que os lagos, tanto os Superiores como os Inferiores têm o principal papel. 
Belas cidades, praias deslumbrantes e um passado histórico rico em episódios, em avanços e recuos, a Croácia tem tudo para conseguir progredir a cada ano. Sorte já não lhe falta, não tivesse este país a forma de uma ferradura.

QRCode: Croácia



Área: 56.542 km²

População: 4.453.500

Capital: Zagreb (804.200)

Per capita (US$): 15.500

Língua: Croata

Religião: Cristianismo