Andorra

É um país diferente, um verdadeiro paraíso para os apreciadores dos desportos de neve. O principado de Andorra (1278) localiza-se no Nordeste de Espanha e Sudoeste de França, sendo o único país onde o Catalão é a língua oficial. O turismo é a atividade central da economia do país, representando 80% do PIB. Além das belas estâncias de sky, o país atrai ainda por ser um paraíso fiscal.
Com 7 paróquias, Andorra tem cerca de 60 lagos, montanhas escarpadas a dominar a paisagem e três vales em forma de Y: o Valira do Oriente, o Valira do Norte e o Grande Valira. Andorra-a-Velha, no coração do país, é a capital e tem vários motivos de interesse, nomeadamente os bosques que dominam a paisagem, o bairro antigo com casas de madeira e ferro, a Igreja Paroquial de Sant Esteve, a Casa de Vall ou o Escudo do Principado. Nas proximidades da cidade, e ainda dentro da paróquia homónima, várias igrejas podem ser visitadas, bem como o castelo medieval de Collet de San Vicenç d?Enclar ou a Igreja Românica de Santa Coloma.
Já na província de La Massana, a riqueza da fauna e da flora não passa despercebida. Várias capelas, igrejas, uma fortaleza e a Ponte de San Antoni fazem parte do património desta região. Em Ordino, mais uma província, vale a pena conhecer a Praça Maior, o Edifício de Comú, o Castelo Medieval de A Meca e as diversas igrejas espalhadas pelo território. Canillo tem também diversas igrejas interessantes do ponto de vista histórico e arquitetónico, apresentando ainda o Palácio do Gelo de Andorra, um dos centros desportivos mais conhecidos do país e da Europa.
Escaldes é caraterizada pelas águas sulfurosas e pelos balneários e fontes termais. As águas prateadas do lago Engolasters, as igrejas e museus, bem como o Templo de Sant Miquel são outros atrativos da paróquia. A mais ocidental das paróquias, Santa Julià de Lòria, apresenta várias igrejas no seu território, junto a uma localidade importante, Nagol, onde se encontra a Igreja de Sant Cerní de Nagol. Já em Encamp, a última das paróquias, destaque para a uma das estâncias de sky mais famosas do território do principado, a de Pas de la Casa. A par desta, destacam-se a de La Rabassa e a de Vallnord, também com ótimas infraestruturas para a prática de desportos de neve.
No total, Andorra concentra 174 pistas de ski, num total de 300 kms. É um destino de luxo para quem admira a neve, as paisagens pintadas de branco e as delícias de deslizar sobre um manto branco. Não deixa também de ser um destino interessante para os apreciadores da História, dada a presença de vários monumentos, e da biodiversidade, tendo em conta os bosques, lagos e rios que o país concentra. O Vale Glacial de Madriu-Perafita-Claror, em plenos Pirenéus, é talvez o local de maior relevo no país, sendo Património da UNESCO. Apesar de pequeno (Andorra é o 6º menor país da Europa), o país tem a vantagem de ser o 2º mais alto. Apenas a Suíça consegue ver mais do alto no Velho Continente.

QRCode: Andorra



Área: 468 km²

População: 71.822

Capital: Andorra-a-Velha (23.587)

Per capita (US$): 26.800

Língua: Catalão e Castelhano

Religião: Cristianismo