Uruguai

Embora seja o segundo menor país da América do Sul, o Uruguai (1828) é um dos mais desenvolvidos do continente e um dos que apresenta menor taxa de corrupção. Tendo apenas uma fronteira terrestre com o Brasil, o país é banhado pelo Atlântico, tendo o estuário do Rio da Prata como ponto fundamental da geografia, da demografia e da economia do país. Com 1,8 milhões de habitantes, Montevidéu é a capital do Uruguai e um dos principais destinos turísticos.
Cidade moderna, com um estilo cosmopolita, Montevidéu tem o porto mais avançado da América do Sul e uma bela marginal ao longo da baía que figura frente à metrópole. Espaços verdes, museus, atividades culturais e muita animação fazem desta uma cidade bem interessante. O Teatro Solís, a Praça de Entrevero, a Avenida Libertador, a Râmbola, a Avenida 18 de Julho, o Museu Gaúcho, as Casas Lavalleja e Rivera, a praia dos Pocitos, a Catedral Metropolitana ou a chamada ?Cidad Vieja?, em que se destacam os edifícios com caraterísticas da arquitetura colonial, são os principais atrativos da cidade.
A Oeste de Montevidéu, há um ponto de paragem obrigatório para quem quer conhecer o passado do país. Colónia do Sacramento é um dos melhores exemplos daquela que foi a disputa do território junto ao Rio de Prata entre portugueses e espanhóis. A arquitetura ainda está bem preservada e é uma mescla dos estilos português, espanhol e pós-colonial. As fortificações, as ruínas do Convento de São Francisco Xavier, o Farol ou a Rua dos Suspiros integram esta cidade, cujo centro histórico é Património Mundial da Humanidade.
Num país em que as marcas indígenas estão muito diluídas, há mais dois destinos a destacar. Punta del Este, no extremo Sudeste do país, é um desses locais. Praias bravas e outras mais calmas fazem as delícias dos visitantes, num local cheio de animação também fora das areias. El Grillo, Tesouro, Montoya, El Emir ou Bikini são apenas algumas das praias mais famosas da região, que tem ainda como motivos de interesse o Museu do Mar, o Farol e o acesso à Ilha Gorritis. A 300 kms de Montevidéu, mais um local a destacar: Punta del Diablo, um local misterioso, cheio de lendas de naufrágios, também recheado de praias calmas e inserido no Parque Nacional de Santa Teresa, um dos vários que ocupam o território uruguaio.
Cabo Polonio é mais um sítio imperdível, uma bela estância balnear com três ilhas onde se vislumbram facilmente leões-marinhos: La Rosa, La Encantada e Le Islote. Com uma paisagem singular, onde as dunas marcam presença, o local é mais uma prova da diversidade do país, também repleto de fontes de águas termais. Daymán, Guaviyú, Araply, Almirón ou Salto Grand são apenas exemplos de fontes de água quente que se encontram neste território que, desde cedo, cativou os exploradores europeus. A proximidade do Brasil e da Argentina e o facto de se localizar no estuário do grande Rio da Prata tornaram o país apetecível. Hoje, a História, a cultura e as praias do país continuam a fazer do Uruguai um ótimo local para conhecer.

QRCode: Uruguai



Área: 176.215 km²

População: 3.424.595

Capital: Montevidéu (1.269.648)

Per capita (US$): 14.671

Língua: Espanhol

Religião: Cristianismo e Sem Religião