Peru

É talvez o país mais enigmático da América, quem sabe até do mundo. O passado do Peru continua envolto numa espécie de mistério e magia que cativa milhares de turistas todos os anos. Com terras baixas, uma faixa costeira com cerca de 3 mil kms e as altas montanhas dos Andes, o Peru tem um território variado, dominado, contudo, pelos vestígios do povo Inca, que tem em Machu Picchu, Património Mundial da Humanidade e uma das 7 Maravilhas do Mundo, o seu expoente máximo.
Local místico, a 2400 metros de altitude, o Santuário de Machu Picchu é o símbolo maior do país e um dos locais mais misteriosos do mundo. Ruínas de residências, palácios, torres, a Praça Sagrada, o Templo das Três Janelas, o Templo Sagrado tornam o local montanhoso uma das atrações principais do continente americano. Este á ainda o sítio mais importante do trilho Inca, que percorre vários picos e faz os visitantes mergulhar nos diversos vestígios desta civilização.
Marcas Inca também se podem ver em Cuzco, uma cidade dos Andes, chamada de ?umbigo?. Monumentos Inca misturam-se com construções de influência colonial, dando um toque especial à cidade. A Catedral, a Casa dos Quatro Bustos, as ruínas de Puka Pukara ou o Parque Arqueológico de Saqsahuaman são as atrações principais de cidade, também Património Mundial.
O mesmo acontece com o Centro Histórico da capital do país, Lima, já localizada junto à costa do Pacífico. A ?Cidade dos Reis? tem imensos pontos de interesse, como a majestosa catedral, os edifícios coloniais, o Convento de São Francisco, o Museu do Ouro, a Praça de San Martín, a Praça das Armas e os alegres mercados, assim como o principal porto do país, o de Callao. Também o Centro Histórico de Arequipa está classificado pela UNESCO, pela mistura rica entre a arquitetura nativa e colonial. Já junto ao lago Titicaca, o maior do país e o mais alto lago navegável do mundo, encontramos a cidade de Puno, mais uma a não perder. Considerada a capital folclórica do Peru, a cidade é fortemente marcada pela expressão artística, mas também por alguns monumentos, com destaque para a Catedral.
O Lago Titicaca é, de facto, marca importante do Peru. Nele encontram-se mais de 40 ilhas, muitas habitadas por povos indígenas, que mantêm as suas tradições bem vivas. A Ilha de Taquille, onde se fazem os tradicionais tecidos peruanos, é um exemplo. Culturas bem diversas podem ser encontradas num outro ponto do país, o Parque de Manú, onde residem nativos amazónicos. Além da diversidade da fauna e da flora, o lugar cativa pela gentileza das suas gentes e pelos rituais que ainda mantêm num país marcado, efetivamente, pela mistura de pessoas, de tradições e de modos de viver.
Isto resulta sobretudo das civilizações diversas que habitaram o território peruano e que deixaram vestígios que ainda hoje podem ser observados em vários locais considerados Património da Humanidade: a Zona Arqueológica de Chan Chan (antiga capital do Reino de Chimu), o Sítio Arqueológico de Chavín, os Geoglifos de Nasca e Pampas de Jumana (encontrados no deserto de Nasca e que são admiráveis sobretudo pelas formas geométricas que apresentam) ou a Cidade Sagrada de Caral e Supe, berço da civilização Caral, onde ainda permanecem mais de 30 pirâmides. Perante tal diversidade, não admira que o Peru seja um país cativante para os amantes da História e estudiosos das civilizações antigas.
O país é ainda rico em parques e reservas naturais. Entre os muitos que podemos encontrar no território, destacam-se o Parque Huascarán, na Cordilheira Branca, que acolhe a floresta tropical mais alta do mundo, ou o Parque do Río Abíseo que, além das muitas espécies animais e vegetais, tem mais de 30 sítios arqueológicos registados e em estudo.
À História, à Natureza e às tradições juntam-se as paisagens variadas das muitas praias da costa do Pacífico: as Praias de Tumbes, de Lima, de Ica, de Lambayeque, de La Libertad, de Ancash, de Piura, de Tacra. As águas calmas são apenas mais um complemento deste país místico, cheio de História mas também de muitas histórias ainda por desvendar.

QRCode: Peru



Área: 1.285.220 km²

População: 28.674.757

Capital: Lima (7.605.742)

Per capita (US$): 6.715

Língua: Espanhol, Quíchua, Aimará e outras Línguas indígenas

Religião: Cristianismo