Equador

Cortado ao meio pela linha que divide o mundo em dois hemisférios, o Equador (1822) é um dos menores países do América do Sul e um dos poucos que não faz fronteira com o Brasil. O país encontra-se dividido em 4 zonas, que mostram a diversidade geográfica do território: a Costa, uma região de planícies férteis, a Serra, ocupada pelos Andes e onde se encontra a capital, Quito, o Oriente, a parte que inclui parte da floresta Amazónica, e as Galápagos, ilhas quase a mil quilómetros do continente e que possuem um dos ecossistemas mais ricos do planeta.
Tal diversidade geográfica originou um sem número de parques naturais, onde encontramos espécies animais e vegetais, vulcões ainda ativos e picos cobertos de neve. Cajas, Podocarpus, Ilinizas ou Catapaxi El Condor são alguns dos parques mais visitados. Outro de grande importância é o Parque de Sangay, Património Mundial da UNESCO. Trata-se de um parque muito diverso, que integra desde glaciares a bosques húmidos, mantendo várias espécies em risco de extinção. Falar da beleza natural sem falar das Galápagos é impossível. Nas 19 ilhas de origem vulcânica podem encontrar-se todo o tipo de espécies, nomeadamente as famosas tartarugas. Inspiração de Darwin, na definição da Teoria da Evolução, as Galápagos têm em Puerto Ayora (ilha de Santa Cruz), um dos locais mais visitados pelos turistas.
Voltando ao continente, conheçamos a cidade de Quito, a capital.Fundada sobre uma cidade Inca em ruínas, o centro histórico da cidade é um dos melhores preservados da América. Vários mosteiros e edifícios com marcas da influência italiana, espanhola e indígena, fazem desta cidade Património da Humanidade. Numa das encostas do vulcão Pichincha, a cidade tem como principais atrações o teleférico, com acesso à Cruz Loma, as igrejas coloniais, as Praças da Independência e de São Francisco, os parques verdes e os muitos museus que pintam esta cidade. A poucos quilómetros encontramos o monumento mais visitado do país, o Ciudad Mitad del Mundo, que marca a Linha do Equador.
Vale dos Chillos, Ibarra, Otavalo, Riobamba são cidades a conhecer nas proximidades de Quito que, apesar de capital, não é a maior cidade do país. Esse título cabe a Guaiaquil, nas margens do Guayas. Templos e igrejas são o forte desta cidade, com um porto de mar e várias casas de estilo colonial. Favelas, praças famosas e o Bairro das Peñas são as principais atrações. Outra cidade imperdível é Cuenca, esta na região dos Andes. O centro histórico da cidade é também Património Mundial, pela mistura de culturas, patente nomeadamente na arquitetura dos edifícios, muito diversificada. Nesta cidade podemos ainda encontrar vários vestígios do povo Inca, nomeadamente na Avenida de Todos os Santos. Não muito longe, outros locais a visitar são Azuay e Cañar ou as Lagoas de Cajas. São Domingo dos Colorados, com ruas animadas e mercadas, é outra cidade a conhecer neste país, também com uma linha de costa interessante.
Atacames, perto de Esmeraldas, a Baía de Carquez, Porto Velho e Porto Cayo são alguns dos locais onde se encontram praias na faixa costeira a Norte. Mais a Sul, as principais praias estão localizadas na Península de Santa Elena ou em Porto Bolívar. Machala, a ?cidade do ouro? é mais um ponto de paragem obrigatório neste país bem variado, onde nos podemos colocar exatamente no local que divide o Norte e o Sul do planeta.

QRCode: Equador



Área: 256.370 km²

População: 13.810.000

Capital: Quito (2.151.993)

Per capita (US$): 4.776

Língua: Espanhol

Religião: Cristianismo