Colômbia

É mais um país onde a diversidade impera. Há praias e montanhas, savanas e florestas tropicais, cor a aridez. Apesar da variedade e da beleza da Colômbia, este é um país que tem sido ensombrado pelos problemas com a droga e com a criminalidade. Apesar das constantes notícias de sequestros e mortes (o país tem uma das mais altas taxas de homicídios do mundo), o Governo tem tomado medidas que garantam maior segurança aos habitantes e aos turistas.
Com saídas marítimas tanto para o Mar do Caribe como para o Oceano Pacífico, a Colômbia tem a particularidade de ser atravessada pelos Andes (divididos entre o Maciço Colombiano, a Cordilheira Ocidental, a Oriental e a Central), de integrar, a leste dos Andes, a Savana dos Llanos, parte da bacia do Rio Orinoco, e ainda uma faixa da selva amazónica. Pela variedade geográfica é fácil perceber que a fauna e a flora do país são de grande riqueza. O Parque Nacional Los Katíos, que congrega 20% da fauna do país, tem mais de 400 espécies e é um dos mais conhecidos do país, sendo Património da Humanidade. O mesmo acontece com o Santuário de Fauna e Flora de Malpelo, numa pequena ilha do Pacífico. O ecossistema da ilha inclui uma variedade única de tubarões, mas também de algas, líquenes, musgos, arbustos e fetos. A UNESCO classificou uma paisagem colombiana relacionada com um dos produtos que o país mais exporta, o café. As seis paisagens de café, que se estendem ao longo de 18 centros urbanos, marcam a forma como os habitantes tiveram que se adaptar às condições difíceis do terreno para poderem produzir o café em alta montanha.
Além da beleza natural e paisagística, há que destacar o património arqueológico da Colômbia, patente em dois locais: o Parque Arqueológico de Tierradentro, no departamento de Cauca, onde se encontram tumbas, pinturas, estátuas e outros vestígios das civilizações que foram passando pelos Andes, e o Parque Arqueológico de Santo Agostinho, com uma paisagem selvagem espetacular e um grupo de monumentos religiosos e esculturas de deuses incrível. Trata-se do maior grupo de esculturas do género da América do Sul, estando também classificado pela UNESCO.
Outro marco histórico no país é o centro de Santa Cruz de Mompox, em Bolívar. A arquitetura religiosa, com construções agustinas, dominicanas, franciscanas e jesuíta, é a grande riqueza desta região, Património Mundial da Humanidade. O mesmo acontece com o centro de uma das maiores cidades da Colômbia, Cartagena das Índias, uma cidade portuária com abertura para o Mar do Caribe. Cidade colorida e bem animada, é uma das prediletas dos turistas. Dentro das fortificações três bairros podem ser admirados, o de São Pedro, onde se encontra a famosa Catedral e o Palácio Andaluz, o de São Diego, onde residiam os mercadores e a burguesia, e o Getsemaní, um bairro mais popular e que conserva marcas dos costumes de outros tempos. A Porta do Relógio, a Praça de Bolívar, o Baluarte de São Pedro Mártir ou a Praça dos Carros são locais imperdíveis na zona mais antiga da cidade. Fora das muralhas, há que destacar o porto, o Bairro da Manga, a Baía dos Animas e Doca dos Pégasos. Várias praias famosas podem ser encontradas na costa da cidade, bem como nas pequenas ilhas mais próximas, como a Boquilha, a Ilha de Terrabomba, a Ilha de Bauru, a Ilha do Rosário ou a de São Jacinto e Mompós. Ilhas coralinas, com águas tranquilas que, cada vez mais, cativam os turistas.
No caribe colombiano, destaque ainda para as Ilhas de Santo Andres e Providencia que, além da beleza dos areais e da calma das águas, são ainda ideais para a prática do mergulho, apresentando cavernas, piscinas naturais (como a de Pax Hole), e baías encantadoras (como as de Água Doce, Sudoeste ou Manzanillo, em Providencia). Belas praias e vilas de pescadores (como a de Taganga) podem também ser encontradas em Madalena, junto ao Maciço da Serra Nevada de Santa Marta, local onde se pensa repousar também a misteriosa ?Cidade Perdida?.
Das praias para as cidades, além de Cartagena, há que destacar Bogotá, a capital do país, no coração da Colômbia. 58 museus e 62 galerias de arte fazem desta uma cidade voltada para a cultura, onde se encontram também vestígios históricos importantes e bairros famosos. La Candelaria é o mais famoso de todos, pela vida animada e arquitetura pitoresca. Parques naturais, Guatavíta (o sítio do ElDorado), Zipaquirá e o Salto de Tequendama são locais próximos da capital e que podem ser visitados, por exemplo, a bordo do comboio turístico da savana.
Já perto da Cordilheira Central encontramos Medellín, uma das cidades mais fustigadas pelos cartéis de droga. Apesar disso, há roteiros turísticos que permitem conhecer o que de positivo a cidade tem para mostrar. O Roteiro do Centro leva-nos à Avenida da Playa ou ao Bairro do Prado, o Roteiro de Alpujarra chega até ao Parque de los Pies Descalzos, o Roteiro El Poblado, além de nos conduzir ao bairro com o mesmo nome, leva-nos ao Parque Llenas ou à Zona Rosa, o Roteiro Norte está direcionado para a zona mais tecnológica da cidade, e o do Oeste para a zona mais comercial da cidade, que conta com 40 museus e 21 parques verdes.
Conhecida sobretudo pelo Carnaval, Barranquilla é mais uma cidade a conhecer, esta perto do Mar do Caribe. As excursões pelos pântanos da região, o zoo e as zonas comerciais são as principais atrações turísticas. Outra das cidades mais povoadas da Colômbia, mas no outro extremo do país, é Cáli, nas margens do Cauca. O rio divide a cidade em duas, a zona Norte, mais moderna, e a Sul, a zona histórica e mais visitada pelos turistas. Risaralda, com a estátua de Bolívar Nu, Levya, um local com uma beleza natural peculiar, os picos de Cocuy, na Cordilheira Oriental, o Deserto de Guajira, o porto de Buenaventura, na costa do Pacífico e o vulcão Galeras, em Narinho, são outros tesouros a descobrir na Colômbia.
A Sul, não podemos de deixar de referir a região amazónica, em que se distingue o povoado de Letícia, localizadas nas margens do Amazonas. É possível fazer uma excursão até ao povoado e conhecer as tribos que ainda habitam esta região da maior floresta do mundo. Se ao verde da Amazónia juntarmos o azul das águas do Caribe, o branco das neves dos Andes, o amarelo das zonas áridas do país e todo um arco-íris que encontramos nos bairros de Bogotá ou Cartagena das Índias temos um país colorido, animado, hospitaleiro, que tenta a todo o custo afastar os fantasmas do tráfico de droga.

QRCode: Colômbia



Área: 1.138.914 km²

População: 45.925.397

Capital: Bogotá (7.467.804)

Per capita (US$): 7.131

Língua: Espanhol

Religião: Cristianismo