Estados Unidos

Os Estados Unidos (1776) são o 4º maior país do mundo em área, o 3º em população e o 1º a nível económico. A paisagem varia de região para região, sendo também este um país megadiverso. Os Estados Unidos possuem florestas temperadas na costa Leste e no Noroeste, pantanais na Florida, grandes planícies e o sistema fluvial do Mississippi-Missouri na região central, as Montanhas Rochosas a Oeste das planícies, desertos e zonas costeiras a Oeste das Montanhas Rochosas, e florestas húmidas temperadas no Noroeste da costa do Pacífico. As regiões árticas ao Norte do Alasca e as ilhas vulcânicas do Havaí aumentam ainda a sua diversidade geográfica e climática.

O país é extenso, a diversidade incomparável. De Este para Oeste, deparamo-nos com os Estados do Médio Atlântico: Nova Iorque, Nova Jersey e Pensilvânia. Nova Iorque é o 3º estado mais povoado do país e um dos mais visitados pelos turistas, graças à cidade homónima. Não sendo capital do país, mas muitas vezes chamada de ?capital do mundo?, Nova Iorque atrai milhares todos os anos. A Estátua da Liberdade (Património Mundial), o Empire State Building, a 5ª Avenida, Times Square ou o Central Park são algumas atrações da cidade que nunca dorme. Densamente povoado, o estado de Nova Jersey tem o segundo porto mais movimentado do país e tem como atrações as praias da costa atlântica, a cidade de Newark ou os muitos jardins, que lhe acabaram por dar o título de ?Estado Jardim?. A Pensilvânia é um estado voltado para a alta tecnologia e tem como cidades principais Pittsburgh e Filadélfia, onde se encontra o edifício onde se assinou a independência do país (também Património da Humanidade).

Seguindo para a Nova Inglaterra, chegamos a Maine, o mais oriental dos estados. Repleto de florestas, este estado conta com 5 mil km de rios. As florestas são comuns ao vizinho Vermont, o mais rural de todos os estados. Com belas formações rochosas a ilustrá-lo, New Hampshire é também um estado com pouca população. ?Live free or die? é o lema dos seus habitantes. Com mais de 1300 lagos encontramos Massachussetts, um pequeno estado, mas muito populoso. Boston é a cidade principal, onde se localizam algumas das mais importantes universidades do mundo, como Harvard ou o MIT. A Baía de Long Island e as quedas de água do rio Connecticut são as atrações dominantes do estado com o mesmo nome. O título de mais pequeno dos estados cabe a Rhode Island, cujas cidades principais são Providence e Warwick.

Em torno da capital do país, mais 4 estados a visitar: Maryland, com as belas cidades de Annapolis e Baltimore, Delaware, o 2º menor estado mas de grande importância financeira, West Virginia (criado apenas em 1863), palco de uma importante rede de ferrovias, e Virginia, que tem como capital Virginia Beach, um importante centro turístico. Em Virginia encontra-se mais um local classificado pela UNESCO, Monticello, antiga casa de Thomas Jefferson e a Universidade em Charlotte Ville, desenhada pelo antigo presidente. Nesta região encontra-se ainda o único Distrito Federal do país, Washington DC, capital dos Estados Unidos. A Casa Branca, o Capitólio, o Pentágono ou a Biblioteca do Congresso são locais imperdíveis na cidade que comanda o país e, para alguns, o mundo.

Caminhando mais para o Interior do país, deparamo-nos com a Região dos Grandes Lagos, constituída pelos Lagos Superior, Michigan, Huron, Erie e Ontario, que constituem o maior grupo de água doce do mundo. Um ecossistema ímpar e uma paisagem de rara beleza caraterizam os estados onde estes lagos se revelam, como é o caso de Minnesota. Com mais de 15 mil lagos, Winsconsin é mais um dos imperdíveis. Quedas de água preenchem uma terra divertida, onde não é de estranhar encontrar performances artísticas ao vivo. Em Illinois localiza-se uma das cidades mais visitadas do país, Chicago. Springfield é outra cidade muito visitada no estado, que tem um local de grande importância histórica, o Sítio Histórico de Cahokia Mounds, restos de uma antiga cidade indígena, com 120 montes de terra, que tornam a paisagem única, e são testemunho da cultura mississipiana. Já Indiana é um estado muito voltado para a agropecuária, a manufatura, mas que integra também belas cidades como Indianópolis. Já o Michigan detém a capital da indústria automobilística, Detroit. O estado das ?Grandes Águas?, o Ohio, foi berço de vários presidentes norte-americanos. O estado tem nas ilhas do Lago Erie uma das principais atrações turísticas.

Descendo no mapa, chegamos a um grupo de estados caraterizados por fazendas e uma grande mistura cultural, como é o caso do Arkansas ou Louisiana, onde se localiza Nova Orleães, a capital do Jazz e dos Blues, e o porto mais movimentado do país. Pequenas cidades pitorescas recheiam a paisagem do estado do Mississipi, vizinho do Tennessee, que tem como pontos atrativos Nashville, a capital da música country, e Memphis, onde se encontra a casa museu de Elvis Presley. Também aqui encontramos o Parque das Grandes Montanhas Fumegantes, uma região montanhosa com grande abundância de água, considerada Património Mundial. Alabama é mais um dos estados da região, vizinho de Kentucky, berço do Parque da Gruta Mommoth, repleto de cavernas, grutas e túneis naturais de rara beleza. Já com faixa costeira, as duas Carolinas, a do Norte, com recifes de coral perto da costa, e a do Sul, que mistura praias, lagos e pântanos. Finalmente, a Georgia reveste-se de grande beleza natural, tendo também uma cidade de destaque, Atlanta, palco dos Jogos Olímpicos de 1996, palco do ?Mundo Coca-Cola? e do maior aquário indoor do mundo.

Mesmo no Sudeste do país situa-se a Florida, um estado que é uma verdadeira mescla de gentes, sobretudo notória na cidade de Miami, com as suas belas praias e vida noturna agitada. Orlando, com o Parque da Disney, Tampa ou Tallahasse são outras cidades em destaque neste estado. Aqui destacamos o incomparável Parque de Everglades, a única área subtropical da América do Norte. Crocodilos, aligatores e espécies raras de aves podem ser encontrados neste parque, com mais de 6 mil km2 de área. Outro atrativo da Florida é a vista para o Cabo Canaveral, local de lançamento de foguetões.

De características bem diferentes reveste-se o Texas, conhecido por muitos como o estado dos cowboys. Contrastes marcam a paisagem do estado, onde se podem encontrar lagos, rios, florestas, mas também uma paisagem desértica e árida ? Deserto de Trans Peco. Austin, Houton e Dallas são as cidades mais importantes do Texas, que tem no Monte Guadalupe (com 2667 metros) o ponto mais elevado.

Chegados à região das Grandes Planícies encontramos os estados de North Dakota, South Dakota, Nebraska, Iowa, Kansas (com a Dodge City ? capital dos cowboys), Missouri e Oklahoma. Esta área está dividida em 10 partes: o Planalto do Missouri Glaciado, o Planalto do Missouri Não Glaciado, as Black Hills, Piedmont, Raton, o Vale Pecos, o Planalto de Edwards, o Central Texas Uplift e as Fronteiras das Planícies. Visitas obrigatórias nestes estados ao Monte Rushmore, em South Dakota, onde estão esculpidos os bustos de 4 presidentes do país, ou a cidade de Saint Louis com o seu Gateway Arch, no Missouri.

Várias cordilheiras integram a região das Montanhas Rochosas, que têm no Monte Elbert o ponto mais elevado, com 4401 metros. Idaho, Montana, Wyoming e Colorado são os estados mais envolvidos na região, onde os picos montanhosos dominam a paisagem. O Parque da Mesa Verde, com marcas da cultura Pueblo, no Colorado, o Parque do Glaciar Waterton, em Montana e o Parque de Yellowstone, o mais antigo do mundo e que detém geiseres, fontes termais, piscinas termais e uma enorme variedade de fauna e flora são locais de paragem obrigatória neste grupo de estados.

Nevada, Utah, Arizona e Novo México formam o grupo dos estados do Sudoeste dos EUA. Em Nevada destaque para Las Vegas, a cidade do jogo, das luzes e dos casinos. No Utah, o destaque vai para Salt Lake City, com os seus bairros tradicionais, nas margens do Grande Lago Salgado. Falar em Arizona é falar no mais famoso dos desfiladeiros, o Grande Canyon, uma das 7 maravilhas naturais do mundo. O ?Estado Colorido?, o Novo México, está cheio de locais que valem uma visita, como as ruínas da cultura Chaco ou o Parque das Cavernas Carlsband.

Na costa ocidental, um dos mais famosos estados, a Califórnia, palco dos parques de Redwood e de Yosemite, com vários desfiladeiros, cascatas, bosques, vales e lagos, que podem ser conhecidos a bordo do Pacific Crest Trail, que atravessa o parque. São José, São Diego, Sacramento e, claro, Los Angeles, são as cidades em destaque no estado, conhecido pelas produções cinematográficas, pelo passeio da fama ou então pelas belas praias da costa do Pacífico.

A Noroeste, mais dois estados: Oregon, que detém a ?cidade mais verde do país?, Portland, e Washington, com represas, florestas e a bela cidade de Seatle. Neste estado destaque ainda para o Parque Olympic, classificado pela UNESCO, que deve o nome ao Monte Olympus e detém um ecossistema única, recheado de espécies endémicas, nomeadamente marinhas.

Além dos estados continentais, o país integra mais dois, bem diferentes: o Alasca e o Hawai. Grandes glaciares, lagos e cascatas pintam de branco a paisagem do Alasca, o estado gelado, a Noroeste do país e que faz fronteira com o Canadá. O estado integra 8 parques naturais, onde se pode caminhar, andar de caiaque, fazer montanhismo, btt e rafting. Trata-se de uma paisagem única, apenas comparável à que encontramos nos pólos. O Hawai é completamente diferente. O arquipélago do Pacífico é caraterizado por belas praias de origem vulcânica, como Waikiki, Wailea, Hapuna Beach ou Pearl City. O local tem ainda um lugar histórico de extrema importância, Pearl Harbour, a base militar atacada pelos Japoneses e que fez com que os Estados Unidos entrassem na Segunda Grande Guerra. Famosos no Hawai são também os vulcões, nomeadamente os de Mauna Loa e Kilauea, que conferem à paisagem uma marca única, com formações rochosas e rios de lava, que integram um parque Património Mundial da Humanidade.

Com o mesmo título foi contemplada a maior área marinha protegida do mundo, Papahãnaumokuãkea. Na lista da UNESCO encontramos ainda a Fortaleza de San Juan, em Porto Rico, também administrado pelos Estados Unidos. No mar do Caribe, além de Porto Rico, os EUA dominam ainda as Ilhas Virgens e a Ilha de Santa Cruz, recheadas de belas praias e por uma riqueza única no que toca a fauna e flora. Já no Pacífico, mais três possessões americanas: a Samoa Americana, na Polinésia, Guam, uma base militar americana na Micronésia, e as Ilhas Marianas do Norte do Pacífico, ilhas vulcânicas também com uma beleza única.

Água, terra, ar e fogo. Todos os quatro elementos constituem um país, que é quase um continente, um país diverso em paisagens, em monumentos, em cidades, em gentes e culturas. São os Estados Unidos, um país amado por uns, odiado por outros, mas com tesouros e caraterísticas para todos os gostos.

QRCode: Estados Unidos



Área: 9.371.175 km²

População: 308.745.538

Capital: Washington D.C. (601.723)

Per capita (US$): 48.147

Língua: Inglês

Religião: Cristianismo