S. Cristóvão e Nevis

É o menor país das Américas em extensão territorial, mas conta com enormes atrativos que valem bem a pena conhecer. São Cristóvão e Nevis (1983) é um estado no Mar do Caribe, que integra duas ilhas: São Cristóvão, a maior e aquela em que se localiza a capital, Basseterre, e Nevis, uma ilha mais pequena mas muito verde e calma.
São Cristóvão está dividido em 9 paróquias e tem na capital a cidade mais importante. Com mais de 15 mil habitantes, Basseterre tem um importante porto e está rodeada de uma vegetação exuberante, montanhas vulcânicas, selvas tropicais e campos de cana-de-açúcar. A Praça da Independência, a Igreja Anglicana de São Jorge, a Praça Ortogonal Circus e os mercados são os principais atrativos da cidade, que tem como estrela central o Forte da Brimstone Hill, um exemplo perfeito da arquitetura militar espanhola e que apresenta valor arquitetónico, mas também cultural e histórico. O monumento é Património Mundial da Humanidade.
Com um pequeno lago na zona Sul da ilha, São Cristóvão oferece uma vasta lista de atividades, desde as caminhadas pelos vários trilhos montanhosos, nomeadamente junto do maior pico do território, o Monte Liamuiga, a viagem de comboio que permite conhecer o encanto da ilha ou o mergulho nas inúmeras praias que a ilha oferece. De águas quentes e areias brancas, as estâncias balneares são muitas e muito atrativas aos turistas. Banana Bay, Restinga, Cockeshell, Frigate Bay, Turtle Bay, Sandy Point, Pump Bay ou Half Moon Bay são apenas exemplos das praias mais conhecidas da ilha.
Praias também encantadoras podem ser encontradas na pequena e verde ilha de Nevis, a Sudeste de São Cristóvão. Pinney é a mais famosa das praias, mas há muitas outras bem conhecidas dos turistas, como Cades Bay, Herbert?s Bay, Covers Beach ou Newcastle Beach.
De forma quase circular, a ilha de Nevis é tida como um local romântico, onde a paz e a tranquilidade podem ser alcançadas facilmente. Charlestown é a cidade mais conhecida, uma região pitoresca, feita de edifícios com marcas coloniais e povoada por gentes conservadoras, mas amáveis. Como em São Cristóvão, também em Nevis predominam os trilhos para caminhadas, mas também as excursões para conhecer a fauna e flora da ilha e também o pico vulcânico mais elevado do território, o Pico Nevis, bem no centro do território.
Embora pequenas em tamanho, as duas ilhas são hoje um destino turístico para quem procura a tranquilidade das praias caribenhas, ainda imunes ao turismo de massas, mas também paisagens verdejantes, onde se pode caminhar e aproveitar para estar bem perto do que a Natureza tem de melhor.

QRCode: S. Cristóvão e Nevis



Área: 261 km²

População: 51.300

Capital: Basseterre (12.920)

Per capita (US$): 15.573

Língua: Inglês

Religião: Cristianismo