Jamaica

Doctor´s Cave, Cornwall, Seven Mile, Tesouro, Boston Bay ou Blue Lagoon são algumas das mais famosas praias da Jamaica, mas não as únicas delícias que esta ilha do Caribe tem para oferecer. Paisagens montanhosas, lagoas tropicais, cascatas imponentes, trilhos por toda a ilha e uma vegetação exuberante tornam a Jamaica uma aguarela capaz de cativar até os mais exigentes. A ilha, apelidada de ?Terra da Madeira e da Água?, é um pico emerso de uma cadeira montanhosa submarina, que se encontra dividida em três condados: Cornwall, cuja capital é Montego Bay, Middlesex, que tem em Spanish Town a capital, e Surrey, que integra a capital do país, Kingston.
Berço da música reggae e da filosofia rastafári, o país é uma mistura de culturas que cative por si só. A música nas ruas, a mescla entre o colonial e o moderno, entre a tranquilidade da praia e a agitação das cidades dão um colorido diferente à Jamaica, muitas vezes ausente dos panfletos turísticos do país. Este caldeirão cultural pode ser confirmado na capital, chamada de ?Capital Cultural do Caribe?, que se encontra no sétimo maior porto natural do mundo. Com um ambiente dinâmico e cosmopolita, a cidade tem como atrações turísticas o Teatro Nacional, as Galerias de Arte, as ruas animadas por artistas que atuam ao ar livre, a Fortaleza Pirata Henry Morgan ou o Museu Bob Marley.
Montego Bay, no Noroeste da ilha, é outro dos pontos turísticos mais apreciados. Um mar turquesa, com areia branca e ótimas infraestruturas turísticas são o postal desta região, de onde se pode apanhar o comboio Appeton Express, que passa por praias, destilarias, vários mercados e as cavernas de Ipswich. Não muito longe pode ainda visitar-se uma antiga prisão de escravos, The Cage, ou as paróquias de St James e Great House. Destacamos ainda Negril, aquela que foi a zona favorita dos hippies no apogeu da revolução. Tranquilidade, um pôr-do-sol invejável e um ambiente de puro relaxamento caraterizam as praias do extremo oeste da Jamaica, para onde confluem os turistas que chegam acompanhados pela família. 
No Nordeste da ilha destaque para Ocho Ríos, mais um paraíso para os turistas, com praias extensas, as cataratas do Rio Dunn?s, que caem de uma altura de 183 metros, e a Harmny Hall, uma antiga mansão transformada agora numa galeria de arte. Caminhando para Este, chegamos a Port Antonio, um local mágico, onde abundam as lendas. Orquídeas e palmeiras adornam esta região chamada de ?Folly? (Loucura). Um mergulho nas cascatas, um passeio de balsa na Lagoa Azul são algumas atividades que podem agradar aos turistas.
A paisagem camponesa do interior da ilha, as Montanhas Mandeville, com ótimos locais para acampar, a antiga e a nova Port Royal (construída após um grande sismo), e os passeios em canoas construídas em bambu na Martha Brae são mais alguns dos elementos convidativos a uma visita à Jamaica, país de múltiplas cores, múltiplas raças, praias paradisíacas, sempre enquadradas no espírito e na música celebrizada por Bob Marley, o reggae.

Ver post e fotos.

QRCode: Jamaica



Área: 10.991 km²

População: 2.804.332

Capital: Kingston (937.700)

Per capita (US$): 4.856

Língua: Inglês

Religião: Cristianismo