Granada

É um país diferente no paradisíaco caribenho. Granada (1974) é uma mistura de praias com águas azul-turquesa e bosques tropicais, onde a fauna e a flora são muito ricas. Se a costa Norte da ilha é povoada de belas praias, a Sul dominam as enseadas e os portos naturais. Atravessada por uma cadeia de montanhas, a ilha principal tem ao centro um belo lago, que ocupa a cratera de um vulcão, o Grande Estanque.
Além da ilha principal, que incorpora seis paróquias (Saint George, Saint David, Saint Andrew, Saint John, Saint Mark e Saint Patrick), o Estado tem ainda algumas ilhas sob o seu domínio, no Sul das Granadinas, das quais a maior é Carricou. Todas as ilhas, incluindo a principal, são dominadas pelas belas praias, não só ideais para descansar como também para praticar desportos aquáticos ou mergulho. Os coloridos corais são um atrativo essencial das ilhas e uma das principais causas do aumento do turismo na região.
Saint George?s, na província homónima, é a capital do país e uma cidade curiosa, por estar dividida em duas partes, por uma ponta rochosa. De um lado encontramos Bay Town, a zona portuária, e, do outro, o Bairro de Carenage, com casas antigas e construções dos séculos XVIII e XIX. O Museu Nacional, o Jardim Botânico, as ruas comerciais, a Igreja de St Andrew, os Fortes de George?s e Frederick e o Túnel Sendal são as principais atrações turísticas da capital da Granada.
A Norte, encontramos belas paisagens, dominadas pelos bosques e pelas majestosas quedas de água, como as de Concord, ou as Arnandales. Por toda a ilha há inúmeros povoados, com habitantes da ilha, sempre recetivos ao contato com os turistas. A mistura de culturas é notável e a música uma das expressões culturais mais importantes do país. A Sul também dominam as praias e as enseadas, onde a vegetação circundante é de uma exuberância cativante. Bathway, Levera ou Santeurs são as praias mais famosas da ilha principal.
Destacamos ainda a Grande Ainse, um dos destinos turísticos mais procurados, pelas praias paradisíacas, Morne Rouge, outro destino que, além da praia, tem para oferecer um Parque Natural e uma reserva de pássaros, ou Sagesse Beach, uma praia onde reina a calma, ideal para quem tiver a privacidade como prioridade. 
Já Corricou, também parte do território de Granada, é uma ilha montanhosa, cheia de colinas. Hillsborough é a cidade principal desta ilha. Nela podemos encontrar vários povoados interessantes, como o de Belmont, ou Sandy Island, uma zona com praia e um jardim subaquático, onde os corais são o atrativo principal. Na Pequena Martinica, a menor das ilhas (a 4kms de Carricou), podemos encontrar pequenas vilas de pescadores, zonas pitorescas onde se podem apreciar os hábitos dos cerca de 900 habitantes que povoam a ilha.
Pode não ter casinos nem uma vida noturna animada, mas é, sem dúvida, o destino ideal para umas férias tranquilas, em belas e calmas praias, que banham um território heterogéneo, com montanhas, vulcões e bosques repletos de espécies animais e vegetais. Um local diferente, mas a visitar, no paraíso do Caribe.

QRCode: Granada



Área: 344 km²

População: 90.343

Capital: Saint George's (7.500)

Per capita (US$): 10.456

Língua: Inglês

Religião: Cristianismo