El Salvador

É o menor país da América Central e o único da região que não é banhado pelo Mar do Caribe. Apesar disso, são muitas as riquezas que o território de El Salvador (1821) esconde e que os turistas tentam descobrir. Na ?Terra das Jóias?, as jóias são de muitas espécies, arquitetónicas, naturais, vulcânicas e arqueológicas. A Joya do Cerén é a uma jóia Património da Humanidade. Trata-se de uma comunidade agrícola do ano 600, que foi totalmente devastada pela erupção de um vulcão. Os vestígios da cidade estão preservados e são um importante testemunho do quotidiano de outros tempos.
Dividido em 14 departamentos, El Salvador tem um interior montanhoso, onde se encontram cerca de 25 picos vulcânicos, alguns com atividade. A zona costeira, banhada pelo Pacífico, é também local privilegiado para o turismo. As praias são sobretudo apreciadas pelos surfistas, graças às ondas elevadas. A praia de El Zonte é uma das mais frequentadas deste país, cujo ponto mais alto é o cume de Monte Cristo, com 2418 metros.
O território de El Salvador está coberto de construções de tipo religioso. As cidades antigas, bem como os vestígios do povo Maia são outras relíquias que o país preserva, sobretudo na zona de Chalchuapa, em Tazumal, conhecida como ?Terra das Maravilhas?. Aqui podem ser vistas construções da cultura Maia, que cativam os turistas, que podem observar também as ruínas de Chihuatán, Tehuacán ou Quelapa. Terraças, com túmulos e galerias em bom estado de conservação.
Outro tipo de beleza pode ser encontrada em San Salvador, a capital e maior cidade do país. Protegida pelo vulcão Quezaltepec, a cidade mistura edifícios da colonização espanhola com prédios bem modernos. A Estátuta de O Salvador do Mundo, símbolo nacional, a Praça Barrios, a Praça da Liberdade, a Praça Morzán, o Teatro Nacional, El Rosário, o Jardim Botânico La Laguna e os três mercados principais (Ex Quartel, Central, e o de Artesanatos) são as principais atrações desta cidade, habitada por gentes marcadas pelo sorriso que trazem sempre na cara.
Santa Ana, com as suas ruínas, as estátuas de mármore e edifícios coloniais e os jardins com flores de todas as espécies (que integra a Rota das Flores, um dos percursos turísticos mais apreciados), e São Miguel, a cidade principal da zona oriental do país, onde encontramos o vulcão Chaparrastique e numerosos hotéis, são mais duas cidades que merecem uma visita.
A não perder também é o Bosque Impossível, uma das zonas onde a fauna e a flora do país pode ser melhor apreciada, a Ponta do Diabo, uma janela formada por duas formações rochosas, com vista privilegiada para o bosque, os povoados de Perquín, San Fernando e El Poy (parte do ?Roteiro da Paz?), o Parque Natural do Cerro Verde ou o Lago de Coatepeque.
Um povo sorridente, um quotidiano recheado de festividades e música, um passado histórico com marcas notáveis, os vestígios Maia e as paisagens vulcânicas fazem de El Salvador um país diverso, onde as caminhadas, o campismo ou o surf são algumas atividades que mais despertam a atenção dos turistas amantes da aventura.

QRCode: El Salvador



Área: 21.041 km²

População: 7.066.403

Capital: San Salvador (525.990)

Per capita (US$): 5.842

Língua: Espanhol

Religião: Cristianismo