Cuba

É a nação mais populosa do Caribe e um dos poucos países do mundo que se mantém num regime socialista. Cuba é composta pela ilha principal (a maior do Caribe), a polémica Baía de Guantánamo (tomada pelos Estados Unidos desde 1903) e a Ilha da Juventude, a segunda maior do país e que é um paraíso para os praticantes de mergulho, com corais, cavernas e naufrágios que podem ser vistos de perto, além das fantásticas praias que detém.
Com 7 mil km de costa, não é de estranhar que Cuba seja um destino que cative sobretudo pelas praias deslumbrantes. Varadero, a poucos mais de 140 kms de Havana, a capital, é o destino mais visitado pelos turistas. São quilómetros de areias brancas, um mar turquesa, ideal para nadar ou mergulhar. Além das praias, Varadero tem para oferecer lagoas interiores, grutas, enseadas e uma vida noturna animada. Entre Varadero e Havana há também praias que valem uma visita, como Bacuranao, El Mégano, Santa Maria Del Mar, Boca Ciega, Guanabo, El Trópico e Jibacoa.
Das praias para a principal cidade do país é um passo e a capital cubana é, realmente, um mundo a conhecer. Cor, ritmo e história misturam-se de modo encantador para os turistas que visitam o país do clã Castro. Em termos arquitetónicos, a cidade é uma mistura de estilos: barroco, colonial, art déco e modernismo. A antiga Havana é Património Mundial e oferece monumentos da época colonial. O Capitólio, a Fortaleza de San Carlos de la Cabaña, Castillo del Morro, o Cemitério de Cólon, a Ilha de Coco, a Catedral Ortodoxa, a Fonte Luminosa, a Plaza Vieja, o Palácio da Revolução, o Museu de Belas Artes e as ruas do bairro El Vedado são algumas atrações turísticas da ?cidade das colunas?, palco de vários festivais anuais de extrema importância. Já junto ao porto, destacamos os Castelos de San Salvador de la Punta e dos Três Reis Magos do Morro.
Na ponta oriental do país encontra-se a segunda maior cidade, Santiago de Cuba, uma cidade cheia de ritmo, onde o Carnaval é o auge da alegria do povo que a habita. Calle Heredia é a rua mais animada da cidade, berço de muitos músicos famosos internacionalmente. O Museu da Pirataria, as praias da faixa costeira, bem como o Castelo de San Pedro de la Roca, um exemplo perfeito da arquitetura militar espanhola - Património da UNESCO -, são locais a visitar.
Camaguey, bem no centro de Cuba, é mais uma cidade em destaque. O centro histórico, com ruas serpenteadas, becos estreitos e edifícios em que se misturam vários estilos arquitetónicos fazem desta cidade Património da Humanidade. Outro local classificado é o Centro Histórico de Cienfuegos, no Sudeste do país. Fundado por franceses, esta cidade tem belos monumentos como o Palácio Azul, o Palácio do Valle ou o Forte de Jagua. Não muito longe de Cienfuegos encontra-se Trinidade, mais um local distinguido pela UNESCO. O Vale dos Ingenios, com as antigas estruturas da produção de açúcar, são a mais-valia desta região.
Se aqui o açúcar marca a paisagem, a Sudeste são as paisagens de plantação do café que se evidenciam. Em Vale Viñales, na Sierra de los Organos, plantas endémicas, cavernas enormes e ótimas condições para caminhadas e escalada tornam este sítio encantador. O local é também Património Mundial. Marcas da riqueza da fauna e flora de Cuba são também os Parques Naturais de Humboldt (a zona mais húmida do país), e o de Desembarco del Granma, local ideal para ver várias espécies de tartarugas.
Verdadeiro ?caldeirão de culturas?, Cuba é um país encantador, com História, com marcas do socialismo que a ainda se vive no país, com os caraterísticos yank tank a percorrer as ruas, com praias maravilhosas e com uma mistura de cores, de ritmos e de paisagens que cativam qualquer um e dão vontade de voltar.

QRCode: Cuba



Área: 110.861 km²

População: 11.242.621

Capital: Havana (2.201.610)

Per capita (US$): 4.500

Língua: Espanhol

Religião: Cristianismo