Ilhas Fiji

?Perdidas? no meio do Oceano Pacífico, as Ilhas Fiji (1970) são um destino de excelência para quem procura belas praias de areia dourada, banhada por águas azul turquesa e boas condições para a prática de desportos náuticos. Composto por 322 ilhas, das quais um terço apenas é habitado, o arquipélago integra o meridiano oposto ao de Greenwich, sendo que se pode dizer que é nas Fiji que nasce cada novo dia.

E não faltarão motivos para aproveitar cada dia neste arquipélago que tem duas ilhas principais, que concentram 750 mil habitantes: Viti Levu e Vanna Levu. É na primeira que se situa a capital do país, Suva. Centro comercial e administrativo das Fiji, esta é a mais antiga e mais povoada cidade do arquipélago, tendo vários pontos de interesse turístico, como o Jardim Botânico, o Museu de Fiji, o Mercado, as inúmeras mesquitas, igrejas (nomeadamente a Catedral Católica Romana) e centros culturais. Nadi, um importante centro religioso hindu, Lautoka, segundo porto de entrada no país e conhecida como ?cidade açúcar? (devida à importância da produção de açúcar, o mais exportado produto das Fiji) são mais dois pontos de paragem obrigatória para quem quer mergulhar na história e na mistura étnica e cultural do país.

A segunda maior ilha, Vanua Levu, é menos desenvolvida e não tem grande extensão de praia, sendo que a que tem é das favoritas para a prática de desportos aquáticos. Labasa é a maior cidade da ilha e tem uma interessante arquitetura e belas fontes termais. É um bom ponto de partida para conhecer os costumes dos diferentes povos, que mantêm bem acesos os seus costumes, apesar da forte presença de turistas.

Para quem procura a verdadeira essência da expressão ?amor e uma cabana? (ou antes um hotel), são dezenas as opções. Grande parte das ilhas, rodeadas de barreiras de coral, são verdadeiras ilhas resort, onde o luxo impera. As ilhas Mamanucas, por exemplo, são das prediletas para quem quer praticar desportos náuticos ou desfrutar simplesmente do mar cristalino, onde se podem ver facilmente os peixes no seu habitat. Kadavu, Taveuni ou Vatulele são também excelentes destinos para amantes da praia. O mesmo acontece com Mnanuya Levu, onde foi rodado o filme ?Lagoa Azul?.

Destaque ainda para o porto histórico de Levuka, em Ovalau, antiga capital e com marcas claras da colonização. O Museu da cidade, a Igreja do Sagrado Coração, os antigos armazéns e os edifícios em que se misturam a arquitetura colonial e a indígena fazem deste porto, considerado Património Mundial da UNESCO. 

Mais que praia, as Fiji concentram em si uma enorme riqueza étnica e até paisagística. Além das praias, os restos de vulcões, os lagos e a vegetação exuberante também pintam este que é o cenário mais conhecido na Melanésia e aquele que acolhe os mais felizes habitantes.

QRCode: Ilhas Fiji



Área: 18.274 km²

População: 905.354

Capital: Suva (77.366)

Per capita (US$): 6.375

Língua: Inglês, Fijiano, Indostânico

Religião: Cristianismo, Hinduísmo, Islâmismo