Costa Rica

Com uma das mais consolidadas democracias do mundo, a Costa Rica é um país com uma beleza natural ímpar e que faz questão de mantê-la como ela é, intocável, diversificada e cativante. Com milhares de espécies animais, mais de 10 mil espécies de plantas, mil espécies de orquídeas e um ambiente marinho rico, o país concentra 5% da biodiversidade do mundo inteiro, o que é considerável para um país com o tamanho da Costa Rica, que tem ainda o rio mais limpo da América, o Savegre.
Com 7 províncias, a Costa Rica é delimitada a Norte pela Nicarágua, a Leste pelo Mar do Caribe, a Sudeste pelo Panamá e a Oeste pelo Oceano Pacífico. Além do território continental, inclui ainda a Ilha de Coco, uma ilha vulcânica considerada Património Mundial da Humanidade. Trata-se da única ilha do Pacífico Este com floresta tropical e nela encontramos uma biodiversidade única, em que abundam tubarões, raias, atuns e golfinhos.
Com a extensão costeira do país, não é de estranhar que as praias sejam o principal chamariz no que toca à atividade turística. Na costa do Caribe destacamos as praias de Manzanillo, Puerto Viejo, Salsa, Black Beach, Westfalia, Playa Bonita, Isla Uvita e Costa Norte Caribenho. As principais praias na zona do Pacífico mais a Norte são Potrero Grande, Roca Bruja, Playa Grande, Avellanas, Nosara e Playa Coyote. No Pacífico Central destaque para a Boca Barranca, Puerto Caldera, Playa Escondida, Playa Jaco, Roca Lona e Playa Hermosa. Mais a Sul, Queposa, Playa El Rey, Dominical, Drake?s Bay, Pavores, Matapalo e Punta Burrica são as estâncias mais conhecidas, não apenas pelas águas de um azul incrível, mas também por serem propícias à prática de desportos como o surf, o windsurf ou o mergulho.
Mas a beleza da Costa Rica não se esgota nas praias. Avancemos para os Parques Naturais, que são mais que muitos e cada um com a sua particularidade. Dois deles são mesmo Património Mundial. Trata-se da Área de Conservação de Guanacaste, no Noroeste do país. Santa Rosa, Guanacaste, Rincón de la Vieja e a Reserva de Fauna da Baía Junquillal integram esta área, que alberga ainda o vulcão Rincón de la Vieja. A outra área classificada pela UNESCO é a que integra a Reserva Talamanca Range-La e o Parque Natural La Amistad, uma zona partilhada com o Panamá e que está coberta de belas florestas de chuva, com uma fauna e flora riquíssimas. 
Falando ainda da beleza natural com que a Costa Rica foi brindada não podemos esquecer o Cerro Chirripó, com mais de 3800 metros de altitude, o Parque Natural de Cahauita, um local paradisíaco a sul de Porto Limón, o Parque Nacional do Corcovado, um bosque costeiro com grande diversidade biológica, a Reserva Índia Boruca, o Parque Marino Ballena, o Parque Natural de Santa Helena, já no Norte, o santuário de aves de Palo Verde, a Península de Nicoya, a selva dos Chiles, o Parque Nacional Tortuguero (o mais importante do Caribe no que toca à criação de tartarugas marinhas) e o Parque Nacional do Vulcão Poas, um vulcão ainda ativo elevado a 2704 metros de altitude e rodeado de um bosque anão.
No meio de tanta riqueza natural, as cidades da Costa Rica quase se perdem. Os turistas optam muitas vezes por percorrer os parques naturais e chegar perto dos povoados mais pequenos, para mais facilmente se aperceberem do modo de vida das pessoas, da gastronomia e da cultura deste país, que dizem é ?pura vida?.
San José é a capital do país e a cidade mais populosa. Fica situada no centro da Costa Rica e tem como atrativos principais o Teatro Nacional, o Mercado, o Parque e Monumento Nacionais, a Fábrica Nacional de Licores, o Parque de Espanha, o Museu de Jade, a Casa Amarela, o Jardim Japonês e a Catedral. Não muito longe da capital encontramos Cartago, onde se podem observar algumas ruínas, a Basílica de Nossa Senhora dos Anjos e os Jardins Lankaster. Paraíso, no vale do Rio Osori, é mais um lugar a conhecer a Sul da capital. 
Banhada pelo Caribe, Porto Limón é a segunda cidade do país. As praias, o Parque Vargas, o Mercado e o Museu Etnográfico são alguns dos pontos turísticos desta cidade. Alajuela, a Norte da capital, e Puntarenas, na costa do Pacífico, são mais duas cidades em destaque. No Norte do país, a cidade mais visitada é Liberia, na província de Guanacaste.
De Norte a Sul, a Costa Rica apresenta-se um verdadeiro paraíso para os apreciadores da Natureza. Há milhares de espécies animais, vegetais e uma variedade de paisagens de ?cortar a respiração?. Há vulcões ativos, há bosques húmidos, há cordilheiras e há praias, há muitas praias de um e outro lado do país. São também elas que tornam a Costa Rica um país único e muito atrativo para turistas de todo o mundo.

QRCode: Costa Rica



Área: 51.100 km²

População: 4.301.712

Capital: San José (309.672)

Per capita (US$): 9.887

Língua: Castelhano

Religião: Cristianismo