Uganda

Uganda ? Coberto de savanas e selvas, o Uganda é banhado pelo Lago Vitória e tem tentado resolver os conflitos políticos que têm assolado o país para poder mostrar, sem medos, as maravilhas que o seu território esconde, sobretudo no que toca à beleza da biodiversidade. Os parques naturais são muitos no Uganda e os safaris uma das atividades mais convidativas deste país do Leste africano.
Kampala é a capital do país e a cidade mais populosa. Localizada nas margens do Lago Vitória, a cidade está assente em sete colinas, todas com locais bem interessantes para conhecer. As mesquitas, as catedrais ou as inúmeras cataratas são apenas exemplos do que se pode visitar na capital do Uganda, que conta com mais de milhão e meio de habitantes e que vive essencialmente da atividade agrícola.
Berço da nascente do Rio Nilo, Jinja é outro ponto de paragem obrigatório. Com paisagens de rara beleza, o local proporciona uma vista mágica sobre as quedas de água Ripon, as cascatas Owew Dam e as Bujajalli. A 290 kms da capital, outra cidade interessante é Mbarara, com muitos mercados coloridos que valem bem uma visita. Por outros motivos, nomeadamente pela presença de bonitos templos hindus, a cidade de Tororo é outro sítio a assinalar no mapa do Uganda.
Se há algo em grande quantidade no país são os Parques Naturais, dispersos um pouco por todo o território. Dois deles são, desde 1994, Património da Humanidade. Um localiza-se no extremo Sudoeste do país e conta com 32 mil hectares. O Parque Nacional Impenetrável de Bwindi tem aquela que se pensa ser a maior riqueza animal da África Oriental. As borboletas endémicas e os gorilas das montanhas são as atrações principais. Com uma vegetação rica e variada, também o Parque Nacional das Montanhas Rwenzori (chamadas por Ptolomeu de ?Montanhas da Lua?) são Património da UNESCO. Neste momento, há uma grande preocupação que recai sobre o parque, o recuo dos glaciares que o preenchem, em virtude das mudanças climáticas.
Além destes parques, para os amantes da Natureza há muitas outras sugestões: a Reserva de Primatas de kibale, as Ilhas Ssese (84 ilhas no Lago Vitória, com grande variedade animal e vegetal), o Parque das Cascatas Murchison, o Parque do Vale Kidepo, o Rainha Elisabeth ou o Parque do Lago Mburo.
Voltando à capital, há outro local imperdível, também considerado Património Mundial: os túmulos dos últimos quatro reis do Buganda, localizados na colina de Kasubi. Os restos mortais de Mutesa I, Mwanga, Cwa e Mutesa II repousam neste local, onde todos os anos milhares de turistas não dispensam ir.
Tentando pôr termos aos problemas sociais e políticos que assolam o país, o Uganda tenta chamar de novo a si visitantes e, o que é facto, é que são muitos os motivos que jogam a favor do seu território, onde se mistura o exotismo, as vastas reservas animais e vegetais e um sabor a aventura, recebido sempre com um sorriso pelos habitantes locais, de várias etnias diferentes.

QRCode: Uganda



Área: 241.038 km²

População: 31.367.972

Capital: Kampala (1.353.189)

Per capita (US$): 939

Língua: Inglês e Suaíli

Religião: Cristianismo, Islamismo, Crenças Africanas