África do Sul

Diversidade pode ser uma boa palavra para descrever a realidade deste país, independente desde 1910. Diversidade de culturas, de idiomas, de crenças religiosas, de habitantes mas também de paisagens e ecossistemas. A mescla cultural nem sempre foi fácil de gerir e à história da África do Sul jamais se poderá dissociar o conceito de Apartheid, vivido e sentido durante quase meio século. Visitar este país não dispensa uma passagem pelos locais que contam a história de um passado dominado pelo racismo. A Ilha Robben, onde Nelson Mandela esteve preso, é um desses locais e é Património da Humanidade desde 1999. Contígua a Joanesburgo, a região do Soweto reveste-se também de grande importância, contando com a única rua do mundo onde habitaram dois galardoados com o Nobel da Paz, Nelson Mandela e Desmond Tutu.

A África do Sul tem três capitais que são, em simultâneo, três cidades com muito para descobrir: a Cidade do Cabo, capital legislativa, Pretória, centro do poder executivo, e Bloemfontein, casa do poder judicial. Joanesburgo é a cidade mais populosa, Durban e Port Elizabeth são outros centros urbanos de referência. A realidade citadina contrasta com as outras paisagens que compõem o país. Lagos, savanas, charcos e pradarias integram o Parque de iSimangaliso. Considerada a maior área de conservação de fauna selvagem, o Parque Kruger, merece também uma visita obrigatória. A região floral do Cabo, que conserva o único ecossistema intacto do mundo, graças à riqueza florística incomparável, é outro ponto de paragem. Sun City, um resort de luxo a 190 kms de Joanesburgo é outra das atrações turísticas do país. A Leste, a Cordilheira de Drakensberg, integra a maior cadeia montanhosa da África Meridional. Outro local incontornável para quem visita o país e com uma vista única sobre a Cidade do Cabo é "Table Mountain", com os seus 1086 metros de altura e mais de 500 caminhos e veredas. Aqui na província do Cabo Ocidental, região de Stellenbosch, encontramos um clima mediterrâneo quente e ensolarado, óptimo cenário para a produção de vinhos de qualidade. Unindo Pretória à Cidade do Cabo, temos o mítico Blue Train, num percurso de 1600 km através das mais diversas e espectaculares paisagens do sub-continente africano. As planícies arenosas, as cavernas e as montanhas afiadas fazem da paisagem cultural e botânica de Richtersveld mais um local de paragem. Na confluência dos rios Sashi e Limpopo, apresenta-se uma paisagem repleta de ruínas do primeiro reino sul-africano, o parque Mapungubwe. Para além destes locais Patrimónios Mundiais da UNESCO, podemos ainda visitar: Sterkfontein, Swartkrans, Kromdraai e Environs.

De safáris a passeios pela montanha, da paisagem da savana para a paisagem desértica ou até a citadina, variedade é marca identificativa da África do Sul, um país que desde o fim do Apartheid se tem tentado encontrar a si próprio.

QRCode: África do Sul



Área: 1.221.037 km²

População: 47.991.300

Capital: Cidade do Cabo (3.497.097), Pretória (2.725.229), Bloemfontein (752.906)

Per capita (US$): 10.977

Língua: Inglês, Africâner, Ndebele

Religião: Cristianismo, Crenças Africanas