Belize

É um pequeno país da América Central, mas orgulha-se de possuir o maior recife do hemisfério Norte. O Belize é o verdadeiro paraíso para os amantes de mergulho e recebe, anualmente, milhares de turistas, que procuram a bela paisagem que a Reserva da Barreira de Coral proporciona. Dunas, bosques de mangues, atóis, lagoas e estuários integram este sistema verdadeiramente rico em fauna e flora, considerado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.
O grande ?Hoyo Azul?, um enorme buraco de um azul mais escuro que as águas que o circulam faz as delícias dos visitantes deste país. Trata-se de uma zona até onde se pode mergulhar bem fundo, mas destinada apenas a profissionais. Apenas esses podem desfrutar das grutas e cavernas subaquáticas que o buraco no mar esconde e preserva.
Entre o México e a Guatemala, o Belize é um território que faz parte da rota dos Maias e os vestígios deste povo no território são mais que muitos e uma das grandes atrações para os turistas. Lubaantum, Nim Li Punt, Pilar, Cahal Pech, La Milpa ou Santa Rita são apenas alguns locais onde se encontram vestígios de relevo. O castelo, as praças, os pátios que se encontram bem preservados fazem das ruínas de Xunantunich o local arqueológico mais importante do país. Também na caverna de Chech em Ha se encontram vestígios do povo Maia, assim como na reserva de Caracol, onde os turistas podem ver a Pirâmide Canaa, o pátio do Jogo da Pelota e o templo de Dintel de Madeira. Perto deste local, destaque ainda para as Cascatas do Vale Escondido e para o Caminho Medicinal Pantí, criado em homenagem a um curandeiro Maia.
Várias reservas e parques naturais povoam o território, onde se encontram casas em palafita, construídas muitas vezes de forma a proteger a população das cobras e crocodilos, animais característicos dos pântanos que preenchem os bosques do Belize. Destacam-se ainda os esconderijos que a população (uma população multirracial) tem construído para se proteger dos furacões, que, com frequência, varrem o Belize.
A par da beleza natural, do ecossistema rico, dos recifes de coral e dos vestígios Maia, destaque ainda para as cidades mais importantes do país. Belmopan é a capital, criada depois de um furacão destruir parte da Cidade do Belize, anterior capital. O Departamento de Arqueologia ou o Jardim Zoológico são alguns dos locais mais interessantes da atual capital. Não muito longe de Belmopan encontramos Santo Ignácio, uma pequena vila com uma vida noturna animada. Já na anterior capital merece uma visita o Palácio do Governo, a Catedral de São João, a Ponte Swing, o Farol de Fort George ou o Memorial Park. Nos arredores desta cidade, novos vestígios Maia, com especial destaque para o Templo dos Altares de Obra ou o Templo do Túmulo Verde.
Orange Walk é outra cidade que se destaca pela produção de citrinos, um dos produtos mais exportados pelo país, a par do açúcar. A produção agrícola, a pesca e essencialmente o turismo são os motores da economia do Belize. Já mais a Sul, destaque para Dangriga, com um ambiente tranquilo, e para a Península de Placencia, um paraíso para a prática de desportos aquáticos. O mar é, efetivamente, a grande riqueza do Belize, cujos recifes deliciam os amantes da Natureza e proporcionam experiências únicas, como observar as águas turquesa ou entrar nelas para nadar, praticar desportos radicais ou explorar o maravilhoso mundo subaquático que a costa do Belize oferece.

QRCode: Belize



Área: 22.966 km²

População: 333.000

Capital: Belmopan (13.381)

Per capita (US$): 8.264

Língua: Inglês, Espanhol e Crioulo belizenho

Religião: Cristianismo