Lesoto

Há quem chame a este país da África Austral o "Reino dos Céus" por ser o único do mundo a ter toda a sua área acima da altitude dos 1000 metros. Enclavado no território da África do Sul, país do qual ainda depende em larga medida, o Lesoto (1966) tem no Monte Thabana-Ntlenyana o seu pico mais elevado. É uma elevação superior a 3400 metros. Geograficamente, o Lesoto é caraterizado pela meseta montanhosa, cortada por vales e rios.

Maseru é a capital e conta com 180 mil habitantes. A cidade vive essencialmente das indústrias de velas e tapetes, embora a principal atividade do Lesoto seja a agricultura. Com uma população bastante homogénea, o país é um dos mais atingidos pela contaminação da SIDA. As campanhas de prevenção já estão no terreno há anos, mas ainda não foram alcançados os resultados pretendidos. Com uma população muito acolhedora, as aldeias tradicionais do Lesoto são uma das principais atrações do país. As montanhas de Semonkong, de Malealea e de Motimposo são guardiãs de algumas das populações mais características do Lesoto. As fendas e cavernas das montanhas Maluti também valem uma visita, assim como o Parque Nacional Sehlabathebe, o primeiro Parque Nacional do país, famoso pela imensa variedade de aves que alberga e pelas pinturas rupestres que ainda se podem encontrar. O Parque merece, neste momento, a apreciação da Unesco, para ser integrado na lista dos locais Património Mundial da Humanidade. A pouco mais de 20 km de Maseru está mais um local a ser avaliado pela Unesco. Trata-se da plataforma rochosa Thaba Bosiu, com 2 km², localizada entre os rios Orange e Caledon. Aqui, podem apreciar-se as ruínas de uma antiga fortificação e, ainda, alguns vestígios arqueológicos e pinturas rupestres.

Mafeteng, Mokhotlong, Quthing e Teyateyaneng são outras cidades que vale a pena conhecer num país que, embora pobre no que diz respeito à economia, é rico em paisagens naturais e apresenta uma natureza exuberante e pouco explorada.

QRCode: Lesoto



Área: 30.355 km²

População: 2.013.141

Capital: Maseru (118.355)

Per capita (US$): 2.700

Língua: Inglês, Sesotho

Religião: Cristianismo, Crenças Africanas