Guiné-Bissau

A Guiné-Bissau, uma colónia portuguesa desde o século XV, só viu a sua independência reconhecida em 1974, embora a tenha proclamado um ano antes. Neste país existem mais 20 etnias e costumes, tanto no território continental, como no Arquipélago de Bijagós, e possui as mais belas praias da costa ocidental de África

O país que ainda vive muito do setor primário, nomedamente da agricultura e das pescas, está dividido em 8 regiões administrativas. Bissau, situada no estuário do Rio Geba, é a capital do país e o seu pólo administrativo e comercial. Numa visita à cidade, são obrigatórias paragens em alguns dos locais mais emblemáticos, como a Fortaleza d'Amura, o Mausoléu de Amílcar Cabral, o Memorial Pidjiguiti e o Palácio Presidencial. Na costa noroeste do país, pela sua importância histórica, merece também uma visita o Parque Natural de Cacheu. Foi a partir daqui, onde existe um forte, que o inglês Sir Francis Drake lutou contra a armada portuguesa no século XVI. Se na faixa costeira os terrenos são sobretudo pantanosos, o interior é marcado pela paisagem de savana, onde se podem observar várias espécies animais no seu habitat natural. No centro do país situa-se a cidade de Bafatá, conhecida sobretudo por ser a terra natal do politico Amílcar Cabral. Já próxima do Senegal, a localidade de Varela tem sido alvo da curiosidade dos turistas pelas praias paradisíacas que oferece.

Hipopótamos, babuínos, tartarugas e crocodilos podem ser vistos na região considerada pela UNESCO como uma reserva da biosfera, o Arquipélago de Bijagós. No total são 88 ilhas, muitas delas virgens e outras apenas habitadas por pequenas comunidades piscatórias. Bubaque, Rubane, Caravela, Formosa, Roxa e Orango são as maiores ilhas e as que recebem mais turistas pelas belas praias que integram. A riqueza natural do arquipélago aguarda a avaliação da UNESCO para se tornar Património Mundial da Humanidade. Na ilha de Bubaque, a praia de Bruce é das mais conhecidas e a calma das suas águas tem cativado a atenção dos visitantes. Também no Parque de Orango, onde existe uma fauna e flora riquíssimas, podemos observar uma comunidade de hipopótamos. 

Apesar de marcas ainda visíveis de pobreza, este país africano banhado pelo Oceano Atlântico, oferece uma cultura variada e uma paisagem natural de grande beleza.

Ver video.

QRCode: Guiné-Bissau



Área: 36.544 km²

População: 1.449.230

Capital: Bissau (388.028)

Per capita (US$): 485

Língua: Português e Crioulo da Guiné-Bissau

Religião: Islamismo, Cristianismo, Crenças Africanas