Gana

O Gana, uma das economias mais estáveis do continente africano, resultante duma produção agrícola dinâmica, foi no passado uma das portas de saída de escravos. A história em que o país está envolto é de extremo interesse. De destacar dois locais, ambos Patrimónios da UNESCO. O primeiro, o mais antigo, localiza-se a noroeste da cidade de Kumasi. É um conjunto de treze edifícios - "Lares de homens e deuses", segundo a lenda, feitos de madeira e palha. Estas construções são vestígios da civilização Axânti, que teve o seu auge no século XVIII. O outro património, representado por onze antigos castelos e fortes, situa-se na orla costeira. Construídos pelos colonizadores europeus, serviram de entreposto para o comércio de escravos, matérias-primas e minérios, sobretudo ouro. Na lista figuram os castelos de Cape Coast e Elmina e os fortes de Amsterdam, Batenstein, Santo António, São Sebastião, Ussher e James, entre outros.

Com perto de 2 milhões de habitantes, Acra é a capital do país. Para além dos edifícios coloniais, dos modernos blocos de apartamentos e dos fortes que integram o Património da Humanidade, a cidade tem outras atrações, tais como o Museu Nacional, o Arco, a Praça da Independência e o Mausoléu de Kwame Nkrumah, antigo primeiro-ministro e presidente, após a independência em 1957. O país possui belas paisagens, nomeadamente junto da bacia do Lago Volta, o maior lago artificial do mundo, que se estende desde a barragem de Akosombo até à cidade de Yapei. A floresta tropical de Koforidua, bem como as cataratas de Wli, no santuário de fauna de Agumatsa, são também locais de eleição. Para os apreciadores da vida animal, nada como uma visita aos parques nacionais de Kakum, Mole, Paga e à reserva de Shai Hills. Na antiga Costa do Ouro encontram-se praias paradisíacas propícias à prática de desportos aquáticos. Labadi, Kokrobite, Ada, Chocoloco ou Alaska são algumas das mais conhecidas do país. Além de desfrutar do sol e do mar, esta Costa é um local privilegiado para descobrir os costumes dos habitantes das aldeias típicas - Nzulezo, Sognaayilli e Nakpanduri. 

Cidades movimentadas, parques naturais, praias e uma mistura muito interessante de povos e culturas, fazem deste país um dos destinos de férias mais visitados em África.

Ver filme.

QRCode: Gana



Área: 238.533 km²

População: 23.382.848

Capital: Acra (1.963.264)

Per capita (US$): 1.426

Língua: Inglês

Religião: Islamismo, Crenças Africanas