Bahamas

Descobertas por Cristóvão Colombo, as Bahamas são um arquipélago com 2400 ilhas e ilhotas, localizadas entre o Oceano Atlântico e o Mar das Caraíbas. Com praias paradisíacas, um clima excelente e ótimas condições para a prática do mergulho, estas ilhas têm-se tornado um dos principais destinos turísticos para quem aprecia o sol e o mar. O Turismo e a indústria pesqueira são os motores da economia do país, cuja capital, Nassau, se localiza na Ilha New Providence, ilha em que habitam dois terços da população.
Nassau preserva marcas da colonização britânica, bem patentes em alguns monumentos da cidade, como a Praça do Parlamento, a Avenida Elizabeth ou o Forte Fincastle. Com um porto fabuloso, Nassau tem ainda uma bela praia com 5 kms de extensão, Cable Beach, a torre mais alta da ilha, Water Tower, com 75 metros, e o edifício Queen?s Staircase, com uma vista privilegiada para o porto. A Praça Rawson Square, o Woodes Rogers Walk, o Mercado de Artesanato ou a Doca Príncipe George Wharf são outros pontos de paragem obrigatórios na ilha de New Providence, que tem ainda como atrativos o Jardim Botânico, um observatório submarino e os Fortes de Charlotte e Montagu.
Meca do mergulho a nível mundial, as Bahamas têm imensos locais apreciados pelos mergulhadores. A ilha de New Providence é uma das eleitas para estes turistas. Alguns naufrágios, aviões que terminaram no fundo do mar e as cores delirantes dos corais fazem as maravilhas dos que se aventuram a mergulhar nas águas turquesa que banham a costa da ilha. Também a Grande Bahama é local de eleição para os amantes do mergulho. Próxima de Miami, esta é a ilha de excelência para a prática de desportos aquáticos. Com praias soberbas, como é o caso de Deep Water Cay, a ilha está rodeada de recifes, cavernas submarinas e tem ainda a vantagem de conservar locais importantes do ponto de vista arqueológico, como Deadman?s reef, ou interessantes vilarejos onde se pode conhecer de perto a cultura das gentes que habitam este encantador arquipélago.
Com águas cor de esmeralda, as Abaco são outro destino de eleição no país. A localidade de Green Turtle Cay é uma das zonas mais visitadas das ilhas, cujas casas são coloridas, dando um ar pitoresco ao local. As Abaco são talvez o melhor dos destinos para os amantes da ornitologia, já que preserva uma enorme reserva de aves e ainda conta com o Parque Nacional de Pelican Cay, um parque subaquático bem no meio do mar.
Chamada de Ilha do Espírito Santo, Andros é outro ponto de paragem obrigatório. Menos explorada em termos turísticos, estas ilhas possuem diversos bosques tropicais, conservando uma fauna e flora riquíssimas. A barreia de coral que circunda as ilhas é também muito apreciada pelos mergulhadores. Já Eleuthera é uma ilha que tem a particularidade de apresentar uma ponte, que tem o Atlântico de um lado e o Mar das Caraíbas do outro. Belas praias, uma arquitetura muito curiosa também e uma lagoa ligada ao mar são as mais-valias desta ilha.
Já nas Exumas podemos encontrar mais do mesmo, no que ao arquipélago diz respeito: belas praias, cavernas submarinas para serem exploradas por mergulhadores e um Parque Natural em que a Natureza presenteia os turistas com inúmeras espécies animais e vegetais. Bimini, onde Hemingway viveu, Cat Islands, Long Islands ou São Salvador são outras ilhas que preenchem este aglomerado de pequenos paraísos que tornam as Bahamas aquilo que elas são de facto, um local que parece saído de um sonho.

QRCode: Bahamas



Área: 13.878 km²

População: 353.658

Capital: Nassau (238.132)

Per capita (US$): 30.958

Língua: Inglês

Religião: Cristianismo