Comores

Banhado pelo Oceano Índico, as Comores (1975) oferecem aos visitantes belas paisagens, praias virgens e uma arquitetura de traços árabes muito marcantes. São três as ilhas que integram a União das Comores, sendo que há uma quarta, Mayotte que, embora reclamada pelas Comores, está sob o domínio francês.

Grande Comore, é a maior e mais jovem das três ilhas, e a capital Moroni uma das suas principais atrações. A antiga cidade árabe, com os seus becos, antigos edifícios e jardins faz as delícias de quem passa pela ilha e quer conhecer a sua história. É indispensável uma visita ao Monte Karthala, um vulcão ativo com 2316 m, cuja última erupção ocorreu em 1977. A norte da ilha, a vila piscatória de Mitsamiouli, merece uma visita pelas suas praias de uma beleza única. Outros exemplos disso são Chomoni, Chindini e Bouni. Mohéli, localizada a Sul da Grande Comore, é a mais selvagem das três ilhas e o destino ideial para os fãs do montanhismo. O lago sulfuroso de Dziani Boundouni destaca-se na ilha, também repleta de belas praias, como Nioumachoua ou Miringoni. A mais populosa das ilhas e também a mais variada no que toca aos elementos paisagísticos é Anjouan. Vales profundos e costas escarpadas recheiam o território mais a leste das Comores, também marcado pelas belas praias. Moya e Mutsamudu são as mais conhecidas. Outra atração turística da ilha é a catarata Dziancoundré. A cidade velha de Hari Ya Moudji, bem como antigos palácios de sultões e as mesquitas são outros pontos de interesse.

Ainda alheio ao turismo de massas, as Comores vivem essencialmente da cultura da banana, mandioca e baunilha. O país é ainda o maior produtor de Ylang ylang, uma flor usada na produção de perfumes. A par do montanhismo, o mergulho é outra atividade muito dinâmica neste país, que se encontra rodeado de corais e de várias espécies de peixes exóticos. Podemos ainda observar espécies raras de tartarugas, um animal muito acarinhado nestas Ilhas. Situada entre Moçambique e Madagáscar, a União das Comores pode ser o local ideal para uma férias passadas em praias sossegadas, quase selvagens, mas ainda com muito por descobrir e explorar.

QRCode: Comores



Área: 1.862 km²

População: 731.775

Capital: Moroni (42.872)

Per capita (US$): 1.125

Língua: Árabe, Francês, Shikomor

Religião: Islamismo