Cabo Verde

Praias de areia branca, recifes e corais, zonas praticamente selvagens e um povo amável e alegre são algumas das razões para uma visita a Cabo Verde, antiga colónia portuguesa, independente desde 1975. Situadas no Oceano Atlântico, as dez ilhas que compõem o arquipélago de origem vulcânica têm muitos segredos para desvendar. A Norte encontram-se as ilhas do Barlavento: Santo Antão, São Vicente, São Nicolau, Sal, Boa Vista e ainda Santa Luzia, a única das 10 ilhas que não é habitada. As ilhas Maio, Santiago, Fogo e Brava, constituem o grupo do Sotavento, também recheado de pequenos ilhéus desabitados.

É próximo da capital, Praia, na Ilha de Santiago, que podemos encontrar o berço da cabo-verdianidade. O centro histórico da Ribeira Grande, também designado de "Cidade Velha" é Património Mundial da Unesco desde 2004. Tendo sido a primeira cidade construída pelos europeus nos trópicos, foi considerada em 2009 uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. Ainda nesta ilha destaque para o Tarrafal, local que serviu durante o período colonial para aprisionar vários opositores do regime político português. Santo Antão é a mais verde das dez ilhas. A região do Delgadinho, com uma crosta rochosa e um abismo com 1000 m, é um dos locais mais visitados pelos turistas. Também a região do Paúl, com marcas claras da arquitetura portuguesa, também merece uma passagem atenta. São Vicente é considerada a mais cosmopolita. Na cidade do Mindelo, um dos principais pólos culturais do arquipélago, nasceu a rainha da morna, Cesária Évora. A leste encontra-se a Baía das Gatas, bela praia natural, onde anualmente se realiza um importante festival de música. A ilha da Boa Vista tem as praias mais extensas do arquipélago e proporciona aos turistas excelentes condições para o mergulho. Já a ilha do Sal, a mais turística, conta com extensas praias propícias para a prática de windsurf. Construídas na cratera de um vulcão extinto, as Salinas também merecem uma visita. Outra atração do arquipélago cabo-verdiano é o vulcão ativo da ilha do Fogo, com 2829 m. 

As belas praias, a boa comida, a música calorosa e a hospitalidade das gentes, resultante da simbiose entre a cultura europeia e a africana, fazem de Cabo Verde um destino que, ano após ano, tem atraído um número crescente de turistas.

QRCode: Cabo Verde



Área: 4.033 km²

População: 491.875

Capital: Praia (124.661)

Per capita (US$): 3.546

Língua: Português e Crioulo

Religião: Cristianismo