Turquia

O território é vasto mas a riqueza histórica e cultural em nada fica a dever. A Turquia, país euroasiático, foi ponto de paragem de vários povos, nomeadamente otomanos, romanos, bizantinos, reinos gregos e outros povos europeus. A passagem de gentes tão diferentes pelo vasto território resultou numa mistura incrível de monumentos, com características completamente diferentes e que dão ao país um carisma especial, a acrescentar à posição geográfica privilegiada.
Dividida pelo Estreito de Bósforo, a capital do país é a única no mundo que ocupa dois continentes, a Europa e a Ásia. Mas este não é único aspeto que torna Istambul, a antiga Constantinopla, uma cidade mágica e atrativa a todos quantos a visitam. Com um bela mistura de elementos orientais e ocidentais, a cidade é uma metrópole desenvolvida, mas que preserva ricos tesouros arquitetónicos que a História se encarregou de deixar no seu território. Museus, palácios, mesquitas, muralhas, parques, mercados, fontes, banhos enchem esta cidade, que é, no fundo, um pequeno mundo. Com cerca de 12 milhões de habitantes, Istambul é uma cidade exótica, em que se pode destacar a sumptuosidade de palácios como o de Dolmabahçe, a imponência de mesquitas como a grande Mesquita Azul ou as zonas verdes nas margens do Corno de Ouro. Parte da imensa riqueza histórica da cidade é Património Mundial da Humanidade.
Ancara é a segunda maior cidade do país, que se encontra dividido em 81 províncias. Designada muitas vezes como ?coração da Turquia?, a cidade também apresenta inúmeros pontos de interesse, dos quais se podem destacar o Mausoléu de Kemal Ataturk, o Museu Nacional de Arte e Escultura ou o Jardim Botânico. Imprescindível é também conhecer a famosa região da Capadócia, com as suas espetaculares formações rochosas, bem no meio do deserto. As ruínas de Pérgamo, Carnakkale, no Estreito de Dardanelos, ou as construções de Éfeso também são pontos de interesse que valem uma visita na Turquia.
Com um potencial turístico cada vez mais notório encontra-se a região da Antália, nomeadamente pela calma e beleza das suas praias, entre as quais de destacam a de Lara ou a de Konyaalti. Mas nem só de praias vive esta região do Sul do país. Parques naturais, palácios, mesquitas, igrejas e museus recheiam a paisagem de mais esta parte do território turco, onde as infraestruturas de apoio ao turismo têm vindo a crescer significativamente.
São dez os locais classificados pela UNESCO como Património Mundial neste país da Eurásia. A famosa cidade de Troia, e as suas ruínas, a cidade de Sofranbolu, junto ao Mar Negro, a Grande Mesquita e o Hospital de Divrigi, com uma arquitetura repleta de relevos florais, ou Hatusha, com as suas ruínas da cidade dos Hittitas, são alguns desses locais. A eles juntam-se ainda áreas históricas de Istambul (como o antigo hipódromo, a Basílica de Santa Sofia ou a Mesquita de Solimán), Nemrut Dag, uma zona localizada no cume de uma montanha onde se encontram túmulos de membros de famílias reais e estátuas de vários deuses. Também os templos, arcos, muralhas e o santuário de Lettoon fazem de Xanthos Património Mundial, título ainda atribuído às mesquitas de Selimiye, com marcada influência romana.
À parte da riqueza histórica do país, também a fauna e a flora da Turquia merecem atenção. O destaque vai para um animal característico da zona e muito raro, o gato van de pelo branco. Numa mistura de cultura e Natureza afigura-se mais dois locais classificados, Hierapolis-Pamukkale, uma região com formações rochosas transformadas em belas piscinas de água quente, cuja cor parece variar ao longo do dia, e o Parque Natural Goreme e sítios arqueológicos da Capadócia. Neste parque encontram-se belas construções escavadas nas rochas, que vão desde igrejas a um museu ao ar livre. Os belos santuários na rocha, com marcas da arte bizantina, são dos maiores tesouros da Capadócia e ponto de paragem de todos os turistas que atravessam a região.
Rodeada por vários mares, a Turquia recebeu influências de múltiplos países e culturas. E não é apenas na arquitetura que essa mescla está refletida. A literatura, a música, os festivais e o próprio quotidiano das pessoas refletem uma herança heterogénea, mas muito cativante, daí que este seja um destino apetecível, seja para umas descansadas férias à beira-mar, um périplo pelos palácios e construções religiosas, uma chegada de barco a Istambul ou, com mais tempo, uma espreitadela a todos os locais que tornam este um país místico e único.

QRCode: Turquia



Área: 783.562 km²

População: 72.561.312

Capital: Ancara (4.082.184)

Per capita (US$): 10.106

Língua: Turco

Religião: Islamismo