Sri Lanka

Chamada por uns de ?Pérola do Índico? e por outros de ?Ilha Resplandecente?, o Sri Lanka, antigo Ceilão, é um país insular, localizado a Sul da Índia e que junta no mesmo território um vasto conjunto de tradições, de gentes e de cultos religiosos. Templos budistas, igrejas cristãs e ortodoxas e mesquitas povoam as terras do país, dividido em 9 províncias. Apesar dos conflitos que foram assolando o território, o turismo foi sempre uma fonte de riqueza, bem como a agricultura (com destaque para a produção de chá e arroz) e a indústria.
O Sri Lanka tem duas capitais: a administrativa Sri Jayawardenapura Kotte, que vive neste momento um grande processo de urbanização, procurando albergar o excedente populacional de Colombo, a capital comercial e uma das cidades mais visitadas do país. Com marcas orientais e ocidentais, Colombo tem como atrações principais os muitos monumentos religiosos (templos budistas, hindus, mesquitas, igrejas e catedrais), museus, o passeio marítimo, o Lago Beira e os animados e coloridos mercados.
Além das capitais, há sítios imperdíveis numa viagem ao país, como é o caso da cidade antiga de Polonnaruwa, onde se encontram ruínas de uma cidade, em que se distingue o palácio, o templo Lankatilaka ou os rochedos com as imagens de Buda esculpidas. Também a cidade antiga de Sigiriya merece uma visita. Apresenta ruínas de uma fortaleza construída com a forma de um leão e agrupa vários templos, fontes, piscinas e jardins geométricos. Imagens incríveis de Buda e outros deuses hindus podem ser observados no Templo Dourado de Dambulla, mais uma das atrações do país e Património Mundial da Humanidade.
A mesma classificação foi atribuída à cidade de Galle, marcadamente holandesa. O forte, as muralhas, as casas típicas e o Hotel New Oriental são os principais vestígios da passagem holandesa pelo país. Templos, palácios, estátuas, tanques, fontes e diversos monumentos interessantes podem ser admirados na Cidade Sagrada de Anuradhapura, um local sagrado para os budistas que se encontra rodeada de mosteiros. Considerada o coração do budismo, a cidade de Kandy é também Património Mundial e conta com vários monumentos entre os quais se destaca o Templo do Dente de Buda. Esta é também a cidade palco de várias festividades religiosas. Outro local importante, no que toca à religião, é o Pico de Adão, a mais de 2 mil metros de altitude. Conta a lenda que foi onde se refugiaram Adão e Eva após a expulsão do Paraíso e a este local acorrem peregrinos de diferentes credos.
A par da cultura e do património histórico e arquitetónico, muito ligado sobretudo à religião, o Sri Lanka é ainda rico em beleza natural. A fauna e flora do país são bastante ricas e, neste contexto, distinguem-se as Terras Altas do Sri Lanka Central, com várias áreas protegidas, e a Reserva Florestal Sinharaja, onde 60% das árvores são espécies endémicas. Borboletas, outros insetos, répteis e anfíbios podem ser apreciados nesta reserva, classificada pela UNESCO. O país é ainda um paraíso para os fãs da ornitologia com vários santuários de aves espalhados pela ilha. Além da fauna e da flora, impossível não referir as belas praias do país, como Beruwala, Bentoa ou Kikaduwa, com um belo areal branco e um jardim de coral inesquecível.
Quem permanecer por um período mais longo, ficam mais algumas sugestões: as plantações de chá da pitoresca zona de Bandarawela, o farol de Dondra, a zona árida de Jaffna, o porto natural e as fontes termais de Trincomdee, os fortes de Matara, a cidade de Chilaw ou o Colégio de Treino de Monges, em Colombo. Não faltam motivos para uma incursão neste país que, embora tenha sido disputado por vários povos, consegue apresentar a quem o visita uma mistura muito interessante de gentes, de tradições, de rituais e, sobretudo, de testemunhos arquitetónicos de toda esta mescla sociocultural.

QRCode: Sri Lanka



Área: 65.610 km²

População: 21.128.773

Capital: Kotte (126.872)

Per capita (US$): 4.079

Língua: Cingalês e Tamil

Religião: Budismo e Hinduismo