Qatar

Mais uma pérola do Médio Oriente, o Qatar é hoje um país moderno e em rápido desenvolvimento. Se até aos anos 40, o país vivia essencialmente da pesca e da extração de pérolas, a aposta na extração de petróleo e gás natural fez o Qatar subir patamares de crescimento e riqueza desde então. Localizado na costa Nordeste da Península Arábica, o país recusou integrar tanto a Arábia Saudita como os Emirados Árabes Unidos e optou pela independência, conseguida em 1971.
75% da população do país é constituída por imigrantes, vindos sobretudo da Índia e do Paquistão. A mistura de gentes dá um toque especial sobretudo a capital, Doha, uma cidade onde não há sinais de pobreza. Com um Parque Científico e Tecnológico de relevo, Doha é considerada a ?Cidade da Educação? (com pólos de várias universidades internacionais), ?Cidade do Desporto? (estando já em marcha a preparação para o Mundial de Futebol de 2022) e ?Cidade do Entretenimento?. Com um nome que significa ?árvore grande?, Doha tem no Museu de Arte Islâmica um dos atrativos principais, quer pela imponência, quer pela riqueza que concentra no seu interior. O Centro de Artesanato, a Livraria Nacional (com manuscritos únicos), as mesquitas e os animados mercados tornam esta numa cidade com História, mas a caminhar em prol do desenvolvimento. Já nos arredores de Doha, destaque para a cidade de Al-Rayan, uma zona de palácios, e para Khalifa.
Situada junto a uma baía, a capital é limitada pela avenida Corniche, um local para passear, comtemplar a baía e, quem sabe, apanhar um barco até à Ilha de Palm Tree, o local ideal tanto para desfrutar da tranquilidade das praias como para praticar desportos aquáticos. Outra ilha imperdível no Qatar é Al Safliya, ao longo de Ad Dawhah. Mas são inúmeras as praias que este país tem para oferecer. Al Khor (com um porto natural), Gharya, Zekreet, Umm Bab, Fuwairat, Dukhan, Al Wakrah, Al Ruwais e Al Ghariyah são apenas exemplos das estâncias que se podem encontrar na imensa faixa costeira que rodeia o país e que tem vindo a cativar inúmeros turistas.
O sul do território também apresenta belas praias de areias douradas e um local que vale a pena visitar. Trata-se de Khor Al-Adaid, chamada pelos habitantes de ?mar interior?, um local com uma beleza natural única, quase em estado selvagem, e com uma enorme importância geológica. Esta reserva natural está a ser avaliada pela UNESCO para ser integrada na lista de locais considerados Património Mundial da Humanidade. Na mesma corrida está o sítio arqueológico de Al-Zubarah, onde se encontram as ruínas de uma antiga cidade. Os fortes de Qal'at Al-Murair e Qal'at Al-Zubarah são os principais atrativos do local, onde também se podem encontrar vestígios da presença de atividade humana e nomeadamente comercial naquela região.
Além dos fortes de Al-Zubarah, há pelo Qatar outras fortalezas a conhecer e que marcam a passagem de diferentes povos pela região, com uma posição geoestratégica relevante, como é o caso do Forte de Umm Salal Mohammed ou o de Al-Thughb. Imperdível ainda é uma passagem pela cidade de Al Wakrah, um dos locais que viveu muitos anos da extração de pérolas. Um museu com uma arquitetura soberba, várias mesquitas e casas antigas, com marcas da presença de diferentes povos colonizadores, são as atrações principais desta cidade, a terceira mais populosa.
Com a particularidade de ser um país onde não se pagam impostos, o Qatar é um exemplo de crescimento, motivado pelos dividendos da extração de petróleo e produção de gás natural. Uma cultura rica, uma História também ela interessante, e uma território que mistura as dunas do deserto com as areias douradas das inúmeras praias tornam o Qatar um país de luxo. Os próprios governantes tentam passar essa imagem, por exemplo, através dos projetos de construção dos estádios para o Mundial de Futebol, que fazem lembrar as exuberantes criações arquitetónicas do Dubai.

QRCode: Qatar



Área: 11.437 km²

População: 1.699.435

Capital: Doha (1.450.000)

Per capita (US$): 88.232

Língua: Árabe

Religião: Islamismo