Paquistão

Localizado no Sul da Ásia, o Paquistão (1947) é o sexto maior país do mundo em população. Na região onde convergem o Sul da Ásia, a Ásia Central e o Oriente Médio, estranho seria se este país não se caraterizasse pela enorme diversidade cultural. Com avanços e recuos no que toca ao desenvolvimento económico, o país tem-se mantido envolto em problemas políticos, sociais e militares.
Embora Karashi seja a cidade mais populosa, é Islamabad a capital. A chamada ?Morada do Islão? está a Sul dos Montes Margalla e conta com três lagos artificiais, Rawal, Simli e Khanpur. A diversidade geográfica do Paquistão é, aliás, um aspeto de relevo, tendo em conta que dentro das suas fronteiras, o país alberga praias arenosas, florestas temperadas e os picos brancos dos Himalaias. Em território paquistanês estão 5 cumes com mais de 8 mil metros de altitudes, sendo um destino apetecível para os amantes do alpinismo.
No que toca ao património histórico, o Paquistão é um país rico. Cinco locais são inclusivamente Património Mundial da Humanidade. Os Monumentos de Ttatha são uns dos que constam na lista da UNESCO e um testemunho único da civilização do Sinde. Mesquitas e palácios podem ser apreciados em Lahore, mais um dos locais classificados como Património Mundial. O mesmo título foi atribuído ao Forte de Rothas, um conjunto de fortificações, localizadas no Norte do país. A cidade de Taxila, no Vale do Indo, as Ruinas búdicas de Takh-i-Bahi e vestígios de Sahr-i-Bahlol e as Ruínas Arqueológicas de Mohenjo Daro completam a lista da UNESCO.
Além destes locais, há outros que merecem uma visita, se as condições de segurança no país permitirem, como é o caso dos muitos museus de Karashi, as ruínas de Gandhara, a Mesquita Faisal, em Islamabad, ou os famosos souks de Omara, Gwadar, Pasni ou Peshawar, onde tudo se vende e a mistura de cores e de cheiros marca quem por lá passa.
Ainda que tenha potencial turístico, este não é um país fácil de visitar. Além da pobreza de infraestruturas, a permanente tensão política, associada também ao arsenal nuclear que o país não esconde ter, constrangem os turistas que querem entrar neste grande país da Ásia.

QRCode: Paquistão



Área: 880.940 km²

População: 170.600.000

Capital: Islamabad (689.249)

Per capita (US$): 3.320

Língua: Urdu e Inglês

Religião: Islamismo