Omã

País de contrastes, Omã tem a particularidade de juntar no mesmo território a aridez do deserto e belas praias. Localizado na extremidade da Península Arábica, o país tem três territórios descontínuos, o Golfo de Omã e dois territórios menores, separados pelos Emirados Árabes Unidos, o Enclave de Madha e a Península de Musandam. Independente desde 1971, o país foi um importante entreposto de escravos e armas até ao século XIX e, posteriormente, entrou em recessão, até ser descoberto petróleo nas suas terras. Desde então, o crescimento económico tem sido notório. A capital do país é Mascate e está dividida em três partes distintas, a cidade propriamente dita, uma urbe amuralhada, onde se podem encontrar palácios, museus e vários fortes construídos pelos portugueses. Outra região importante na capital é Matrah, uma antiga vila de pescadores com um mercado labiríntico. Por fim, Ruwi que é o centro diplomático da capital.

Só há 20 anos atrás Omã se abriu ao turismo, embora não faltem motivos para cativar a atenção de povos estrangeiros. Rico em História e com uma paisagem heterogénea, que integra deserto, montanhas e praias, o país é um bom destino, onde os paradoxos são muitos mas as curiosidades também. A flora do país é tipicamente desértica, destacando-se uma árvore, o arbusto do incenso. As árvores de incenso - Franquincenso, de Wadi Dawkah e os restos do oásis e caravanas que perpetuam o comércio deste produto são Património Mundial da UNESCO e um dos locais que maior atenção desperta nos turistas que visitam o país. Omã está recheado de fortalezas erguidas por povos diferentes e em épocas distintas da História do país. Com 15 portas e 132 torres de vigia, o Forte de Bahla é um dos mais conhecidos e Património Mundial da Humanidade. Outras fortalezas importantes podem ser encontradas de Norte a Sul, em Al-Hazm, Rustaq, Jabrin, Shoar (onde antiguidade e modernidade se cruzam de modo muito interessante) ou Nizwa, cuja fortaleza serviu de palácio, prisão e até sede de Governo. Outro belo forte, o de Bukha, pode ser encontrado na Península de Musandam, uma das partes do território a Norte e separado do resto do país pelos Emirados Árabes.
Interessantes também são os locais onde se mistura o verde da vegetação com o dourado das dunas do deserto. Thumrait é um bom exemplo desse contraste. Salalah também se apresenta como uma região verdejante, bem diferente da maior parte do território, e onde se pode encontrar um belo museu e vários locais onde o artesanato é muito interessante e permite conhecer de perto a cultura das gentes de Omã. A acrescentar a estes locais temos dois dos mais famosos oásis do país, o de A'Thowarah e o de Buraimi (local disputado também pelos Emirados Árabes).
Já na costa, os turistas podem apreciar belas praias de águas calmas, mas onde são frequentes as areias agitadas pelo vento. O Sul é a zona de praias mais conhecida mas também no Norte se encontram bons lugares para desfrutar do sol, como Sur ou Dhow. É também no litoral que se encontram as principais cidades do país e onde se concentra a maior percentagem da população.
Ao passar por Omã, é imperdível visitar mais alguns locais classificados pela UNESCO. Um deles são os "Aflaj", sistemas de irrigação de Omã, cinco zonas que representam 3 mil sistemas de irrigação em uso no país e que estão construídos de modo a garantir a sustentabilidade do país no que toca a este recurso, a água. Este património inclui ainda mesquitas, casas e os locais de leilão dos direitos da água, usadas desde o século VI. Por outros motivos, também os sítios arqueológicos de Bat, Al-khutm e Al-Ayn, um complexo de ruínas de assentamentos e alguns monumentos fúnebres que datam do III Milénio A.C., são Património da Humanidade.

Apesar de moderno, Omã tem poucas marcas da influência ocidental. A cultura do país tem na música um dos seus expoentes mais significativos e acompanha todos os momentos importantes do quotidiano dos habitantes. O sons característicos do país são mais um elemento a juntar à riqueza que Omã tem para oferecer e que vai do deserto às praias, dos oásis às vilas pitorescas e dos animados mercados às vastas áreas desabitadas. Um país de severos contrastes, mas todos cativantes.

QRCode: Omã



Área: 309.500 km²

População: 2.845.198

Capital: Mascate (797.000)

Per capita (US$): 24.674

Língua: Árabe

Religião: Islamismo