Irão

Irão ? Apesar da má imagem que tem sobretudo do lado Ocidental do Globo, o Irão é um país de gentes afáveis, com vontade de mostrar a vasta riqueza histórica que a antiga Pérsia incorpora. Localizada entre o Médio Oriente e a Ásia Central, o país domina cerca de 40% do tráfego petrolífero mundial, que passa pelo Estreito de Ormuz. O território iraniano é uma mistura de elementos ocidentais e orientais e junta também paisagens bem diversas, que vão desde os desertos às montanhas, passando por vulcões ativos e cidades bem agitadas. A História do país pode ser conhecida facilmente numa passagem pelo país, com elementos muito variados do passado. Não é por acaso que são 13 os locais que a UNESCO classifica como Património Mundial no Irão.
Os Conjuntos Monásticos Arménios são um desses locais. São um conjunto de três monumentos: o Monastério de São Tadeu, a Catedral de São Stepanous e a Capela Dzordzor, os três com marcas claras da arquitetura arménia. Outro local de destaque é Bam e a sua paisagem cultural. A cidade abrigou a Rota da Seda e será reconstruída depois de um terramoto ter destruído parte da fortaleza da cidade. Bisotun, o local onde se podem ler em três línguas diferentes a Declaração de Dario I da Pérsia, também são Património Mundial. O mesmo estatuto foi atribuído à Praça Meidan Emam, em Esfahan, uma das maiores e mais belas praças do mundo e onde se encontram importantes edifícios como a Mesquita Shah, a Mesquita Sheikh Loft Allah, o Grande Bazar ou o Palácio. Na lista dos locais imperdíveis no Irão está a cidade de Persepolis, a antiga capital Persa. Grandiosas ruínas podem ser observadas no local, um dos mais admiráveis sítios arquitetónicos da região. Uma mesquita, um mausoléu e uma cisterna são apenas alguns dos elementos que se podem apreciar e Sheikh Safial-din Khãnegãh e no Templo Ardabil, local de retiro espiritual da tradição Sufi.
?A Imperial?, nome dado à capital dos Ilkhanalo, também é um sítio a obrigar a uma paragem. Soltaniyeh tem imensos mosaicos e murais famosos e como expoente máximo o mausoléu de Oljaytu, cuja cúpula é muito famosa. De visitar também é o Complexo do Mercado de Tabriz, um antigo centro comercial da Estrada da Seda. De volta aos sítios arqueológicos, destacamos Takht-e Soleymen, um santuário reconstruído do período mongol. A antiga cidade do reino elamita, rodeada de muralhas concêntricas, Tchogha Zanbil também merece destaque, num país também rico em espaços verdes e jardins inesquecíveis. Os 9 jardins persas, conhecidos como ?Jardins do Éden?, em que se combinam os 4 elementos (Água, Terra, Fogo e Ar) também são Património da Humanidade, assim como o Sistema Hidráulico Histórico de Shustar, um conjunto de estruturas que levavam a água até às povoações através de dois canais.
A adaptação da população do território às condições que o país impõe merece destaque no Irão, um país onde há nada mais nada menos que 132 feriados. Nestes dias, a população pode aproveitar para passear pelas agitadas cidades que merecem destaque no país. A capital, Teerão, é um desses exemplos. A menos oriental das cidades é conhecida como ?Cidade dos 72 povos? e tem como atrações principais a Torre Azadi, o Trono do Pavão, a Torre de Milad e um vasto conjunto de palácios, de museus, espaços culturais e mercados, onde os tapetes são a mercadoria em destaque. Na elegante Esfahan, além da praça principal, podemos destacar os palácios, mas mesquitas e a Catedral Vank, além das muitas pontes sobre o Rio Zayandeh. Como exemplo de uma bela cidade-oásis podemos destacar Yazd. Em Shiraz, capital da poesia persa, podem admirar-se os belos jardins. Também jardins quádruplos podem ser apreciados na bela cidade de Pasárgada, outros dos pontos de paragem obrigatório.
Cidades belas, onde o moderno não esconde as marcas do passado rico, belos palácios, circundados por jardins de rara beleza e um povo que, ao contrário do que se poderia pensar, apoia os turistas e mostra com agrado o que ficou de um passado rico em acontecimentos e peripécias. O Irão é, apesar dos preconceitos que possam permanecer, um local cheio de bons motivos para uma viagem.

Ver filme.

QRCode: Irão



Área: 1.648.195 km²

População: 75.149.669

Capital: Teerão (7.160.094)

Per capita (US$): 11.202

Língua: Persa

Religião: Islamismo