Indonésia

Indonésia ? O arquipélago infinito é um país imenso, que integra mais de 17 mil ilhas. A beleza das praias não é apenas justificação para a fama do país, independente desde 1949, e que é o quatro mais populoso do mundo. Nação transcontinental, que se enquadra na Ásia e na Oceânia, a Indonésia junta mais de 700 grupos étnicos nas suas ilhas e tem a caraterística de conservar uma biodiversidade verdadeiramente espetacular. Apesar de ter 150 vulcões ativos e de ser frequentemente abanado por fortes sismos, o território indonésio é muito procurado pelos turistas, vindos um pouco de todo o mundo. Belas paisagens naturais, uma cultura rica e variada e as muitas estruturas de apoio ao Turismo têm feito desta uma das principais atividades do país, que inclui parte da Nova Guiné, as Ilhas de Sonda, as Molucas e parte da Ilha do Bornéu.
No que toca ao Património da Humanidade, são três os locais de índole cultural e quatro natural. No que à cultura diz respeito um dos edifícios na lista da UNESCO é o Templo Borobudur, o maior monumento budista do mundo, localizado na Ilha de Java. Na mesma ilha destaque para o Prambanan, uma série de templos, divididos em dois complexos: o Loro Jonggrang (parte hindu) e o Sewu (parte budista). São aqui famosos os templos aos deuses Shiva, Vishnu e Brahma. Ainda em Java, não se pode perder uma visita ao local onde foram encontrados os fósseis dos primeiros antecessores conhecidos da Humanidade, em Sangiran.
Quanto à beleza natural e à diversidade da fauna e da flora são quatro os locais a destacar. O Parque Natural de Komodo é um deles. Com uma biodiversidade marinha notável, o parque é ainda famoso pela presença dos conhecidos dragões-de-komodo. A maior área protegida do Sudeste da Ásia também está na Indonésia e situa-se no Parque Natural de Lorentz, com uma geologia complexa, uma vez que se situa no ponto de encontro de duas placas continentais. Destaque também para as Florestas Tropicais de Sumatra, onde existem mais de 10 mil espécies, algumas em vias de extinção. Com vastas áreas de floresta tropical e várias espécies animais e vegetais, o Parque Nacional Ujung Kulon integra a península de Ujung Kulon e algumas ilhas junto à costa. Com uma beleza única, vários vulcões e praias paradisíacas, este parque também obriga a uma visita no arquipélago infinito.
Com um povo hospitaleiro e pronto a acolher bem os visitantes, os indonésios têm muito mais para mostrar, da sua História e das suas ilhas. Jacarta é a capital do país e uma cidade onde há muito para conhecer. O Museu Militar, o Museu Nacional, o Jardim das Orquídeas, o Palácio Presidencial, o Monumento da Independência, a Praça Bateng, a Ponte Semanggi, o Parque da Bela Indonésia (onde se pode conhecer a História do país), ou o Parque dos Pássaros são apenas exemplos do muito que a capital tem para oferecer aos visitantes. Na Baía de Jacarta podem encontrar-se belas praias, marca aliás identitária de todo o arquipélago. Bali é um destinos turísticos mais procurados, já que junta as belas praias, com um ambiente noturno bem animado e a possibilidade de praticar vários desportos aquáticos. Também as praias das Molucas, da Ilha das Flores ou das Ilhas Gili são famosas.
O vasto arquipélago está dividido em sete zonas de turismo: Aceh, Norte e Oeste de Sumatra (com uma riqueza cultural vasta, onde os templos e os festivais de rua são caraterísticos), Jambi, Sumatra Sul e Bengkulu, zona famosa pela corrida das canoas e pela Reserva Way Kambas, com belos pântanos. Segue-se a zona de Lampung, Jacarta, Oeste e Centro de Java e Yogyakarta, onde há de tudo, desde templos a vulcões, passando por selvas e ambientes tropicais. Já no Leste de Java, Bali, Leste e Oeste de Tenggara são muitos os locais atrativos: as já mencionadas praias e locais propícios ao desporto aventura, como Surubaya, Malange ou Madura. Já na Ilha do Bornéu, destaque para Kalamantan, onde se podem dar belos passeios de canoa pelo Lago Jampang, onde os golfinhos acompanham os turistas. Kalimantan é ainda famosa por ser um pólo do comércio de diamantes, ametistas e ágatas. Destaque ainda para as Ilhas de Sulawesi, com tudo que se possa imaginar: belas montanhas, praias tranquilas, fontes de água quente e povoações com modos de vida bem interessantes. Outro paraíso tropical são as Molucas, outro destino turístico de eleição.
Mesquitas, palácios e monumentos. Florestas, pântanos e vulcões ainda ativos. Nativos, tribos e turistas. Tudo se mistura nesta imensidão de ilhas que ocupa um vasto território, onde a beleza não escasseia de modo algum. Sem dúvida que na Indonésia, são infinitos os locais para conhecer, visitar e guardar na memória.

QRCode: Indonésia



Área: 1.904.569 km²

População: 237.512.355

Capital: Jacarta (9.588.198)

Per capita (US$): 3.464

Língua: Bahasa indonésio

Religião: Islamismo