Biografia

Luís Filipe Gaspar nasceu em Lisboa, em 1958. A sua formação em Arquitetura e a permanência em trabalho em diversos locais do globo, tem permitido conciliar a disciplina e o rigor, duas das características que o definem, com a de homem apaixonado e aberto ao mundo.

Viajante 'incansável', iniciou as primeiras viagens com os seus Pais. Porém, foi aos dezasseis anos, depois de realizar um interrail com um amigo, que se apercebeu desta sua grande paixão. Fez ‘contas a vida’ e sentiu que já estava com um grande atraso. Depois de realizar extensas viagens pela Europa, partiu para o resto do mundo, numa jornada sem fim.

Atualmente, integra o grupo restrito de cidadãos do mundo que já completou a lista dos 193 países reconhecidos pela ONU. Embora já com um considerável número de países visitados, a sua próxima meta será concluir a lista de todos os territórios e países ainda não reconhecidos pela ONU. Este vasto e rico curriculum permitem-lhe estar associado a alguns grupos de viajantes - TCC (Travelers Century Club), MTP (Most Traveled People) e Nomadmania.

Um compromisso assumido consigo próprio e uma das prioridades ao visitar um país, é o de conhecer o Património Mundial da Unesco, tendo já um elevado registo de visitas do património cultural e natural dos países detentores desse título, estando inscrito também no clube - WHS (World Heritage Site).

A convite de várias instituições tem participado em inúmeras conferências, colóquios e workshops, onde partilha as experiências vivenciadas durante o seu périplo pelo mundo. Também tem colaborado com diversos órgãos de comunicação, relatando as suas histórias, através de crónicas de viagem e entrevistas (Up/TAP, SpieUP11, Metamorfose e Observador).

Como hobby dedica-se à Fotografia - Flickr, Instagram, algo indissociável das suas viagens. Outras atividades também fazem partida sua rotina: a Corrida, o Mergulho, o Paraquedismo, o Ski, entre outras. Passados tantos anos e tantas viagens, que o foram modificando, continua a pensar que vale a pena viver para viajar.